Desporto

Morreu Pietra, antiga glória do Benfica

Natural de Lisboa, Pietra começou a carreira de futebolista no Belenenses, em 1971, transferindo-se para o Benfica cinco anos mais tarde. Pendurou as chuteiras em 1987, ao serviço do clube da Luz.

Morreu Pietra, antiga glória do Benfica
Reprodução Site SL Benfica

Minervino Pietra, antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional, morreu esta quinta-feira aos 70 anos, informou o clube encarnado em comunicado.

“É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade”, Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol. Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube", escreveu o emblema da Luz na nota de pesar.

Depois de ter iniciado a carreira de futebolista no Belenenses, Pietra chegou ao Benfica no início da temporada 1976/77 e por lá pendurou as chuteiras em 1987.

Após finalizar a carreira de futebolista, Minervino Pietra treinou Alverca, Estoril, Juventude de Évora e Barreirense, além de ter sido adjunto no Boavista e Belenenses. A partir de 2007/08, passou a estar sempre ligado ao Benfica, tanto como analista como treinador adjunto de várias equipas técnicas do plantel profissional dos ‘encarnados’, até ao final da temporada 2021/22.

Liga Portugal lamenta falecimento de “figura histórica”

A Liga Portugal, liderada por Pedro Proença, "lamentou profundamente o falecimento de Minervino Pietra, figura histórica do Benfica, clube que representou durante 27 anos, primeiro como jogador, depois integrando as mais diversas equipas técnicas".