Sérgio Conceição é acusado de agressão num torneio de infantis em Espanha, que contou com a participação da equipa do FC Porto.
O episódio de violência que terá Sérgio Conceição como protagonista terá acontecido após a final do torneio de Gañafote, onde a equipa de sub-9 dos ‘dragões’ defrontou o Sevilha, tendo acabado derrotada.
A Antena Huelva Radio avança que o técnico dos ‘azuis e brancos’ terá tentado invadir o relvado e agredir o juiz da partida, bem como o presidente da Câmara de Cartaya, Manuel Barroso, na zona de acesso aos balneários.
A denúncia é feita pelo próprio autarca de Cartaya que conta à Antena Huelva Radio a sua versão dos factos:
"Disseram-me que houve uma confusão nas bancadas e que algumas pessoas tentavam atacar o árbitro. Eu corri para o apoiar, o homem estava prestes a entrar no túnel. Antes de entrar, um deles deu-lhe uma bofetada na cara. Coloquei-me no meio, servindo de escudo, a dizer quem eram eles para saltarem para o relvado, que não se podia saltar para o relvado daquela maneira".
E prossegue:
"Com uma atitude grotesca e arrogante, disseram-me: "não sabe com quem está a falar". Eu identifiquei-me como presidente da Câmara de Cartaya e disse: "Desculpe, não tem de saltar para aqui, não é você que tem de saltar ou atacar ninguém". Depois começaram a insultar-me, a desrespeitar-me. Empurram-me, arranham-me o pescoço e eu tento aguentá-los empurrando-os até chegarem as autoridades, a Guardia Civil".
Como resultado do incidente, a Guarda civil de Espanha terá identificado dois homens de nacionalidade portuguesa envolvidos no caso.
Revela ainda que Sérgio Conceição chegou mesmo a ameaçá-lo de morte. Por conta deste incidente admite que já fez uma denúncia junto das entidades competentes.
"Apresentei uma queixa a nível pessoal, como presidente da Câmara. Também o vamos denunciar através da lei do desporto. Penso que uma pessoa como esta deve ser punida. Fazemos este torneio para que as crianças se divirtam e continuem a praticar desporto. Esta foi uma imagem lamentável", afirma.
Defesa de Conceição apresenta versão dos factos
Em comunicado, a defesa do técnico luso informa que, no final da partida em questão, Sérgio Conceição “dirigiu-se a alguns intervenientes no jogo, incluindo o árbitro da partida, para comentar um lance em que a equipa do FCP terá sido prejudicada, e que deixou triste vários pais dos jovens do FCP, ao ver a desilusão dos seus filhos”.
De acordo com a mesma fonte, um dos filhos do técnico “foi empurrado pelo autarca Manuel Barroso”, o que levou Conceição a tentar separar a confusão que entretanto se gerara:
“Tentou impedir que o autarca Manuel Barroso pudesse tentar novamente agredir o seu filho”.
Pedro Henriques, advogado do técnico luso, garante que já foi apresentada uma queixa-crime contra o autarca espanhol por tentativa de agressão.
"Foi apresentada ontem [domingo], logo a seguir aos factos, queixa-crime contra o autarca Manuel Barroso por tentativa de agressão ao filho de Sérgio Conceição. Repudiamos as acusações feitas pelo mesmo autarca, que não tem qualquer fundamento de verdade. Face às noticias entretanto publicadas, avançaremos também com uma queixa por denuncia caluniosa contra o autarca Manuel Barroso", informa, em comunicado, Pedro Henriques.