O árbitro português Artur Soares Dias vai arbitrar a final da Liga Conferência Europa, entre Olympiacos e Fiorentina, no dia 29 de maio, em Atenas, informou esta segunda-feira a UEFA.
Soares Dias, que já esteve no Euro2020, vai contar ainda como os suecos Glenn Nyberg, como quarto árbitro, e Mahbod Beigi, como reserva dos árbitros assistentes, enquanto Tiago Martins vai ter o apoio dos alemães Christian Dingert e Marco Fritz.
Esta vai ser a quinta final europeia de competições de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido as finais da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter apitado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.
Olympiacos, 'carrascos' do Aston Vila e que contam com os portugueses Ruben Vezo, David Carmo, Chiquinho, João Carvalho, André Horta, Gelson Martins e Daniel Podence, e Fiorentina, que eliminou o Club Brugge, vão defrontar-se na quarta-feira dia 29 de maio, em Atenas, a partir das 22:00 locais (20:00 em Lisboa), na final da terceira edição da competição.
Na final da Liga dos Campeões, entre o Real Madrid e o Borussia Dortmund, vai estar o esloveno Slavko Vincic, naquela que será a sua segunda final europeia, depois de ter estado na final da Liga Europa de 2021, entre o Eintracht Frankfurt e o Rangers.
Em Londres, em 1 de junho, Vincic vai ser auxiliado pelos compatriotas Tomaz Klancnik and Andraz Kovacic, com o também esloveno Nejc Kajtazovic a ser o VAR.
Em 22 de maio, em Dublin, o romeno Istvan Kovacs vai arbitrar a final da Liga Europa, entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen, com os compatriotas Vasile Florin Marinescu e Mihai Ovidiu Artene como assistentes, e o neerlandês Pol van Boekel como VAR.
A inglesa Rebecca Welch vai estar na final da Liga dos Campeões feminina, em 25 de maio, em Bilbau, que vai colocar frente a frente o FC Barcelona e o Lyon. Numa equipa totalmente inglesa, Natalie Aspinall e Emily Carney serão as assistentes e Stuart Attwell o VAR.