Desporto

Para onde vai José Mourinho? Dois países apontados como destino mais provável

José Mourinho pode ter sido despedido em janeiro deste ano, mas parece que interessados nos seus serviços não faltam. A imprensa internacional coloca até a hipótese de o treinador português abraçar um projeto fora do continente europeu.

Para onde vai José Mourinho? Dois países apontados como destino mais provável
Silvia Lore

O 'Special One' é um treinador livre desde janeiro, depois de ter sido despedido do comando técnico da AS Roma, mas este verão o cenário pode mudar de figura. Apreciado por muitos, odiado por tantos outros, o treinador português já tem clubes interessados e dinheiro parece não ser um problema.

Muito se tem especulado acerca do futuro profissional de José Mourinho. Já surgiram rumores de que assinaria pelo Benfica ou que poderia regressar ao Manchester United, contudo a próxima paragem do técnico poderá ser fora da Europa.

O jornal britânico Daily Mail revela que o Al-Qadsiah, recém-promovido à principal Liga da Arábia Saudita, pretende fazer de José Mourinho o próximo técnico do clube. Esta época o emblema saudita foi treinado pelo ex-atacante Robbie Fowler e, posteriormente, pelo antigo médio espanhol Michel.

Apesar do objetivo ter sido alcançado, o Al-Qadsiah parece querer mudar de rumo e, para isso, pretende contar com os serviços de um dos treinadores mais titulados da atualidade.

O próprio já admitiu por diversas vezes que foi aliciado por clubes sauditas com cheques chorudos, propostas que, pelo menos até agora, sempre recusou.

Desta vez, a decisão pode ser diferente e dinheiro não será, certamente, um problema, uma vez que o Al-Qadsiah pertence a uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, a Aramco.

Candidato à presidência deixa garantia

Da Arábia Saudita partimos para a Turquia, onde está aquele que é também apontado como um dos principais candidatos à contratação do português. O Fenerbahçe, que não vence o campeonato turco há 10 anos, quer levar José Mourinho para a Turquia e o atual candidato à presidência do clube garante ter um acordo com técnico, que irá oficializar caso vença as eleições que se realizam no próximo mês.

Em entrevista à Bein Sports, Aziz Yildirim diz até que, se não sair vencedor, a direção deve avançar para a contratação de Mourinho e que pagará metade dos custos dessa operação. O homem que já liderou o emblema de Istambul entre 1998 e 2018 garante que já esteve reunido com o treinador luso não tendo, no entanto, discutido pormenores contratuais.

O candidato afirma com certeza, inclusive, que a Arábia Saudita não será o próximo destino do 'Special One'.

Currículo de Mourinho

O treinador sexagenário encontra um novo desafio na carreira depois de já ter vencido grande parte das maiores competições da Europa. Do FC Porto ao Inter de Milão, com Tottenham, Manchester United e Chelsea, por exemplo, pelo meio, José Mourinho foi colecionando troféus por onde passou.

No currículo ostenta duas Ligas dos Campeões, uma Liga Europa, uma Liga Conferência, três Ligas e quatro taças inglesas, dois campeonatos e uma Taça de Itália, dois campeonatos e uma Taça de Portugal, bem como muitos outros títulos.