O Presidente do Benfica, Rui Costa, esteve reunido com vários jornalistas e levantou o véu sobre o futuro do treinador do clube, Roger Schmidt, o contexto por detrás da escolha de João Neves para dar a cara pelo clube após o jogo contra o FC Porto no Estádio do Dragão e os processos judiciais em que está envolvido.
Rui Costa não perdeu tempo em destronar qualquer dúvida que existisse quanto ao futuro de Roger Schmidt no Benfica. O treinador alemão tem oficialmente lugar garantido na equipa dos encarnados na época 2024-25.
Considera assim que estão reunidas as condições para que Schmidt continue a dirigir o clube da Luz e acrescentou que não teria problemas em substiuí-lo se considerasse necessário.
"Nunca houve da nossa parte uma notícia contrária a isso [continuidade de Schmidt no Benfica]. Se não considerasse que ele tivesse todas as condições para continuar a ser treinador, evidentemente que a minha opção seria outra. Seria mais fácil, mais populista. Mas acredito na estabilidade de um projeto".
O Presidente do Benfica tem consciência de que os resultados obtidos nesta temporada ficaram "aquém das expectativas iniciais" mas defende que um treinador "não pode ser bode expiatório" pois não é o único responsável pelo que acontece dentro das quatro linhas.
Rui Costa acrescentou ainda que tem a "máxima convicção" de que o Benfica irá regressar aos títulos, sob a liderança de Roger Schmidt, que assumiu o comando do clube em 2022.
"Eu confio plenamente neste treinador. Porquê? Porque é raro o treinador que está num clube e prefere ser prejudicado ele, do que atacar o clube por esta ou outra razão."
O Presidente do Benfica revelou ser o maior defensor de Roger Schmidt que "está no clube de corpo e alma".
O único véu que Rui Costa não levantou foi sobre o futuro do argentino Di Maria que assinou contrato com o Benfica no verão do ano passado. Deixou apenas no ar que "há esperança" que o jogador continue a vestir a camisola encarnada.
"Para a semana iremos ter uma reunião com o representante do Di Maria e iremos perceber se continua mais um ano ou não".
Sobre a polémica que envolveu a escolha de João Neves para dar a cara pelo Benfica após o jogo com o FC Porto no Estádio do Dragão, Rui Costa elogiou a liderança do jogador de 19 anos, que considera ser um "líder nato". Na altura, o jogador ultrapassava um momento difícil com o falecimento da mãe que não resistiu a um cancro.
"O João não ficou incomodado por ter dado a cara naquele dia. Antes pelo contrário."
Quanto aos processos judiciais que assombram o clube (e a si próprio) diz estar de consciência totalmente tranquila e não querer interferir com as decisões tomadas nos processos.
"Não caí aqui de paraquedas. Sirvo o Benfica desde os oito anos, se há coisa que eu tenho é a consciência tranquilamente plena. Sei bem o que faço no Benfica, o que faço na vida e se há coisa que não permito é que se mexa com a minha honra, idoneidade e lealdade a este clube". frisou o Presidente do Benfica.
"Magoa-me pensar sequer que eu possa estar a ser desleal com o clube que sirvo desde os meus oito anos."