Desporto

Quem é Vítor Bruno? O adjunto de calções que agora assume o comando do FC Porto

Depois de 13 anos e 11 troféus conquistados, o técnico de 41 anos prepara-se para substituir Sérgio Conceição no comando técnico dos 'dragões', assumindo o protagonismo pela primeira vez na carreira.

Quem é Vítor Bruno? O adjunto de calções que agora assume o comando do FC Porto
Diogo Cardoso

O FC Porto prepara-se para uma grande revolução. Algo que não se via há décadas. Depois de 42 anos na presidência do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa "deu lugar aos mais novos" e André Villas-Boas foi o senhor que seguiu na liderança do emblema 'azul e branco'.

Villas-Boas parece estar a querer cortar com o passado e está a arrumar a casa à sua maneira. Uma das mudanças já visíveis é na estrutura técnica da equipa principal de futebol.

Instagram Vítor Bruno

Ao fim de sete temporadas como treinador, Sérgio Conceição deixou o cargo e será o seu antigo adjunto a assumir os destinos da equipa portista.

Mas afinal quem é Vítor Bruno? O ator secundário que se prepara para o protagonismo no banco do FC Porto.

Natural de Coimbra, o filho do histórico treinador Vítor Manuel fez toda a formação enquanto futebolista na Académica, mas a transição a sénior não teve o sucesso esperado.

Em 2009, depois de passagens por clubes como o Vigor Mocidade, Tourizense ou Valonguense, Vítor Bruno, com apenas 27 anos, deixou as quatro linhas e aventurou-se na carreira de treinador.

Estreou-se nas funções de adjunto nos angolanos do Interclube, na companhia de Augusto Inácio. Ainda nesse ano, acompanhou o seu pai na equipa técnica do 1.º de Agosto, também do Girabola.

Na temporada 2009/10 voltou a trabalhar com Augusto Inácio na então primodivisionária e já extinta Naval 1.º de Maio e no Leixões, do segundo escalão, na época seguinte.

Em 2011, mudou-se para Olhão, onde iniciou a colaboração com Sérgio Conceição. Olhanense (de 2012 a 2013), Académica (2013/14), Sporting de Braga (2014/15), Vitória de Guimarães (2015/16), os franceses do Nantes (2016/17) e FC Porto (de 2017 a 2024).

Eurasia Sport Images

O treinador de 41 anos tornou-se no braço-direito de Sérgio Conceição e chegou a orientar os portistas a partir do banco em 17 jogos, face a diversas ausências do técnico principal por suspensão, com um saldo imbatível de 15 vitórias e dois empates - somou 13 pontos em 15 possíveis em cinco jornadas da última edição da Primeira Liga.

Depois de 13 anos e 11 troféus conquistados, Vítor Bruno prepara-se para substituir o 'mestre' no comando técnico dos 'dragões', assumindo o protagonismo pela primeira vez na carreira.

Diogo Cardoso

O "Vítor dos calções"

E foi quando assumiu interinamente o comando técnico dos dragões que Vítor Bruno despertou a atenção dos adeptos portistas. Apesar do saldo favorável, o que ficou na retina dos portistas foi como o treinador adjunto se apresentava. Em qualquer estação do ano que fosse, o técnico apresentava sempre a mesma indumentária: umas sapatilhas, um casaco e uns calções.

E não era só dentro de campo que Vítor Bruno optava por uns calções invés das calças. Em 2021, numa cerimónia de renovação de contrato de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto, toda a equipa técnica apresentou-se de calças à exceção de uma pessoa: Vítor Bruno, claro.

Twitter FC Porto

Indumentárias à parte, o ex-adjunto de Conceição emancipa-se agora a solo e será apresentado pelo FC Porto, na sexta-feira.