João Neves partiu esta quinta-feira para Paris. O médio de 19 anos vai assinar contrato o Paris Saint-Germain (PSG), após a realização de exames. Em troca, Renato Sanches está de regresso ao Benfica. Nani é reforço do Estrela da Amadora por uma temporada. Luís Cristóvão avalia as mais recentes mexidas na Primeira Liga e o desempenho dos atletas lusos nos Jogos Olímpicos.
"A expectativa seria que João Neves pudesse ser vendido por um outro valor 60 milhões de euros na transferência, mais de 10 milhões por objetivos e os ordenados de Renato Sanches neste ano de empréstimo que vai passar no Estádio da Luz. João Neves fez apenas uma temporada plenamente como titular na equipa encarnada, esta última temporada, depois de ter entrado na equipa na época anterior. Era um jogador que, de alguma maneira era uma referência da equipa do Benfica neste momento (...) Fica a ideia de que estes 60 milhões saberão a pouco, tendo em conta o potencial que o jogador continuava a apresentar", considera Luís Cristóvão.
O acordo com o clube pressupõe um pagamento de 60 milhões de euros, mais 10 milhões por objetivos. O internacional português tinha uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros.
Renato Sanches vai voltar a vestir a camisola do Benfica, de onde saiu com 18 anos. O jogador foi recebido pelo Diretor Desportivo, Rui Pedro Brás, no aeródromo de Tires, em Cascais, na noite desta quarta-feira. O médio chega por emprestimo do PSG, por uma temporada, com opcção de compra no final, no valor de 10 milhões de euros.
Os oito anos longe da Luz foram de altos e baixos, campeão francês pelo Lille e o título europeu com Portugal, contrastam com os problemas de afirmação no Bayern e no PSG, na última época foi emprestado pelos franceses à Roma, onde passou a maior parte do tempo lesionado.
"A época passada foi muito má na Roma, também tendo em conta as questões físicas. Fora do Benfica, nunca mais esteve no mesmo nível que tinha demonstrado estar nesses meses na equipa principal encarnada. O regresso à Luz é uma oportunidade para que Renato Sanches possa provar esse potencial que lhe era reconhecido em 2016 ainda tem caminho para andar ou se, definitivamente, é um jogador que perdeu esse potencial que lhe era apontado", explica o comentador da SIC.
Sobre o regresso de Nani a Portugal, Luís Cristóvão diz que o jogador "aos 37 anos ainda vai fazer muita diferença na equipa do Estrela. É uma uma espécie de viagem no tempo porque já não é muito habitual vermos estas super estrelas nacionais regressarem a Portugal para jogar em equipas de menor dimensão".
Portugueses nos Jogos Olímpicos
Sobre o desempenho dos atletas lusos esta quinta-feira em prova nos Jogos Olímpicos, o comentador da SIC destaca a participação de Ana Cabecinha nos 20 km marcha, apenas 3 meses depois de ter sido mãe.
"É de facto uma história fantástica para Ana Cabecinha, numa prova que vai marcar também aqui a sua despedida das grandes competições e é, de facto, muito importante demonstrar esta capacidade".
O dia é repleto de participações de portugueses em Paris 2024, algumas caras mais conhecidas, como é o caso do nadador Diogo Ribeiro e do judoca Jorge Fonseca, mas as atenções centra-se também em Filipa Martins, que alcançou um feito histórico na ginástica ao chegar à final do "All Around".