Desporto

Com apenas 15 anos conquistou o título de grande mestre no Campeonato Britânico de Xadrez

Shreyas Royal tem 15 anos e alcançou, no domingo, o título de grande mestre no Campeonato Britânico de Xadrez, ultrapassando o titulo conquistado em 2007 por David Howell.
Com apenas 15 anos conquistou o título de grande mestre no Campeonato Britânico de Xadrez
Brendan O’Gorman / British Chess Championship / The Guardian

Tem apenas 15 anos e já é um prodígio no xadrez. Shreyas Royal alcançou o título de grande mestre no domingo no Campeonato Britânico de Xadrez, em Hull, ultrapassando o recorde de David Howell, de 16 anos, alcançado em 2007.

De acordo com o The Guardian, o jovem, que começou a carreira internacional aos sete anos, alcançou a primeira “norma” no Open da Baviera, em novembro de 2022, e a segunda em Londres, em dezembro do ano passado.

Uma “norma” é uma referência ao desempenho de alto nível que um jogador pode alcançar num total de 27 jogos, o que normalmente exigiria três torneios separados, para ganhar o título de grande mestre.

O pai de Shreyas Royal, que assistiu aos campeonatos a partir de casa, no sudoeste de Londres, disse estar extremamente orgulhoso da conquista do filho.

"É um grande feito para ele, para o qual tem vindo a trabalhar há muitos anos. Ser o mais jovem grande mestre britânico de sempre é fantástico", disse o pai do jovem, Jitendra Singh, citado pelo The Times.

Família do jovem enfrentou batalha para permanecer no país

Em 2018, a família do jovem teve de enfrentar uma batalha judicial para poder permanecer no Reino Unido. Tentaram recorrer ao Ministério do Interior, dizendo que Shreyas poderia tornar-se no primeiro campeão mundial de xadrez de Inglaterra, mas o pedido foi recusado.

A decisão foi posteriormente alterada quando a chanceler Rachel Reeves, ex-campeã júnior de xadrez e então deputada trabalhista, e Matthew Pennycook, deputado por Greenwich e Woolwich, escreveram a dois ministros pedindo-lhes que deixassem o rapaz ficar.

O jovem teve, então, um visto de trabalhador qualificado e autorização para permanecer no Reino Unido. Atualmente, a família já é cidadã britânica.

Em agosto de 2023, Shreyas Royal recebeu o convite para defrontar Rishi Sunak, ex-primeiro ministro, como uma forma de assinalar a decisão do Governo em investir no xadrez.