Desporto

Exclusivo Online

Campeão mundial de futebol virtual: “O Diogo Jota deu-me confiança e tranquilidade”

JAfonso é o nome pelo qual é conhecido nos eSports. João Afonso Vasconcelos é natural da Madeira e tem apenas 20 anos, mas já tem o futebol virtual na palma da mão. Integra a Luna Galaxy (organização liderada pelo internacional português Diogo Jota) e é um dos convocados para a Seleção nacional. Tem vários títulos aos quais soma agora mais um - que não é um qualquer- é campeão do mundo no eSports World Cup.

Campeão mundial de futebol virtual: “O Diogo Jota deu-me confiança e tranquilidade”
Reprodução/Esports World Cup

Foi na Arábia Saudita que o português “JAfonso” se sagrou campeão do mundo de FC24. Venceu o brasileiro Young por 6-2 na final do eSports World Cup de futebol virtual. Com esta vitória, o jogador da Luna Galaxy arrecadou um prémio de 300 mil dólares (cerca de 270 mil euros).

A conquista foi, também, celebrada pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que felicitou o jogador: “Saúdo o João Afonso pela brilhante conquista do título mundial. O futebol virtual tem sido uma das apostas da FPF no âmbito das novas tendências e vitórias como a do JAfonso representam muito para a modalidade e, naturalmente, para o país.”

Recorde-se que o jogador integra a Seleção nacional de futebol virtual e que fez parte da Reportagem Especial transmitida no Jornal da Noite da SIC, em 2023, intitulada “O Maior Estádio do Mundo”.

Loading...

A propósito deste título, a SIC conversou com o jogador:

Como te sentes depois desta vitória?
Sinto-me muito bem como é óbvio, foi o alcançar não só de um objetivo a nível pessoal, mas, também, de um sonho de há uns anos.

O que achas que fez a diferença para alcançares esta vitória?
Acho que a mentalidade foi sem dúvida a maior diferença que senti. Não só neste torneio como nesta época em relação a anos anteriores. Senti-me muito bem preparado a nível psicológico para a competição.

Foi fundamental teres o apoio da tua equipa, a Luna Galaxy?
A minha equipa proporcionou-me todas as condições necessárias para estar bem não só no jogo como pessoalmente. Também é muito bom trabalhar com pessoas em que confio e sinto que gostam do meu método de trabalho. Então, a minha equipa foi um pilar para este título, como é óbvio.

O Diogo Jota deu-te algum conselho?
O Diogo não me deu nenhum conselho específico apenas desejou a maior das sortes na competição e elogiou o meu nível. Deu-me confiança e tranquilidade para abordar a competição e isso foi muito importante. Sou-lhe muito grato pela oportunidade que me deu há três anos.

E agora? Qual é o teu principal objetivo para o futuro?
O meu principal objetivo no futuro será sem dúvida ser campeão do mundo de novo e estar sempre ao mais alto nível. A melhor parte de ser campeão do mundo pela primeira vez é que no próximo ano posso ser o 1.º jogador de sempre a ser campeão do mundo pela 2.ª vez! Então o objetivo no próximo ano será o mesmo!