Desporto

Análise

"Benfica tem tido nas suas fragilidades defensivas o seu verdadeiro calcanhar de Aquiles"

A goleada caseira do FC Porto e os compromissos internacionais desta semana do Sporting e Benfica são os temas analisados pela comentadora da SIC, Mariana Fernandes, no seu espaço de comentário na antena da SIC Notícias.

Loading...

Mariana Fernandes, comentadora da SIC, afirma que a vitória dos 'dragões', no domingo, por quatro bolas a zero, foi possível, também, devido às escolhas do técnico Vítor Bruno, na segunda parte. Aponta ainda que Sporting e Benfica terão desafios de peso a contar para a Liga dos Campeões.

A comentadora começa por mencionar que a partida que opôs o FC Porto ao Arouca "teve duas partes completamente distintas".

Na primeira, os arouquenses "causaram muitas dificuldades" aos 'dragões'. Na segunda, com a expulsão de um atleta dos forasteiros, nos minutos finais do primeiro tempo, o caso mudou de figura:

"Mas também é preciso dar mérito a Vítor Bruno e à forma como reagiu a essa expulsão, ou seja, a substituição que é feita ao intervalo: a saída de Vasco Sousa para a entrada de Deniz Gul também teve muito impacto na forma de jogar do FC Porto na segunda parte."

Mariana Fernandes refere ainda que o técnico do Arouca, Gonzalo García, perdeu o jogo, em parte, por não ter "mexido ao intervalo".

Vítor Bruno fez quatro alterações no onze inicial diante do Arouca face ao jogo frente ao Bodo/Glimt, a contar para a Liga Europa, na semana passada. Quererá isto dizer que os 'azuis e brancos' ainda procuram a sua melhor versão?

A comentadora acredita que a equipa que o FC Porto apresentou de início, no domingo, aproxima-se bastante "daquela que pode ser o onze-tipo".

Frente ao Manchester United, na próxima quinta-feira, a contar para a Liga Europa, a comentadora acredita que Vítor Bruno replicará a receita, mas não esquece que há alguns jogadores que levantam questões:

"Sempre com essa dúvida em relação à titularidade de Vasco Sousa, de Deniz Gul, à possibilidade de Fábio Vieira entrar no onze."

Sporting e Benfica na Champions

O Sporting desloca-se aos Países Baixos onde vai defrontar o PSV Eindhoven, na terça-feira.

Pedro Gonçalves falhou o encontro dos 'leões' frente ao Estoril, na sexta-feira, devido a lesão, e é dúvida para a partida da liga milionária. No entanto, a comentadora refere que Rúben Amorim tem à sua disposição várias opções para a frente de ataque, que podem render o internacional luso.

"Desde logo o Maxi Araújo, que foi opção no último jogo, mas também Conrad Harder, que tinha sido a escolha na jornada anterior", antevê.

O rival da Segunda Circular, o Benfica, também entra em ação na Liga dos Campeões, desta feita frente aos espanhóis do Atlético de Madrid, na quarta-feira.

Mariana Fernandes nota que desde a chegada d Bruno Lage os 'encarnados' têm demonstrado mais facilidade em chegar à baliza adversária. Acrescenta, contudo, que há "fragilidades defensivas" a ter em consideração:

"Se o Benfica entrar, neste jogo com o Atlético de Madrid, a sofrer um golo tão cedo como sofreu contra o Gil Vicente, a forma de dar a volta ao resultado também não será tão fácil."

Entende que o bom momento das 'águias' se deve, em boa parte, às boas exibições de Akturkoglu. Frente ao emblema da capital espanhola, antevê, o Benfica não vai querer "oferecer a iniciativa de jogo" ao adversário e reforça:

"O Benfica tem tido nas suas fragilidades defensivas o seu verdadeiro calcanhar de Aquiles."