O FC Porto, atual detentor do troféu, venceu este domingo o Sintrense, por 3-0, e apurou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os dragões, que venceram as três últimas edições da Taça de Portugal, estrearam-se esta época frente a um dos líderes da Série D do quarto escalão, num jogo que decorreu no Estádio José Gomes, na Amadora, 'casa emprestada' do Sintrense.
No primeiro quarto de hora da partida, Fran Navarro viu um golo ser anulado pelo árbitro Hélder Carvalho. O espanhol desviou a bola da trajetória de Rodrigo Dias em posição irregular e o golo foi prontamente anulado aos dragões.
O FC Porto começou a entrar em rota ascendente a partir do primeiro quarto de hora da partida e o golo de Galeno, ao minuto 25, veio confirmar o bom momento da equipa. Fábio Vieira iniciou a partida para o ataque e colocou em Gonçalo Borges sobre a direita. Com uma mudança de velocidade, o extremo portista tirou um adversário do caminho e cruzou na medida certa para a finalização de Galeno.
No arranque da segunda parte, a formação liderada por Vítor Bruno aumentou a vantagem no marcador aos 54 minutos. Pela zona interior após passe de Galeno, Iván Jaime atiriou de longe e fez o 2-0.
Cinco minutos depois, foi a vez de Tiago Djaló marcar. Surgido ao segundo poste após canto batido por Varela, Tiago Djaló cabeceou à vontade para o 0-3.
No sábado, o Benfica garantiu o apuramento para a quarta eliminatória com um triunfo frente ao Pevidém, por 2-0, enquanto na sexta-feira o Sporting, finalista vencido na época passada, foi o primeiro a assegurar uma vaga na fase seguinte, ao bater o Portimonense por 2-1. As 10 equipas da I Liga que já entraram em ação na Taça de Portugal conseguiram todas o apuramento para a fase seguinte.