Desporto

Análise

Basquetebol: eis algumas curiosidades da NBA no arranque da nova época

Da invenção do basquetebol ao início da NBA e ao "boom" da liga, estas são algumas curiosidades da principal liga dos Estados Unidos.

Jogador Neemias Queta
Loading...

No arranque da nova época, Olivier Bonamici, comentador da SIC, conta algumas curiosidades e um pouco da história da NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos.

A nova época arranja já esta madrugada. Os campeões Boston Celtics, do português Neemias Queta, vão defender o título e receber o anel de campeões.

O comentador da SIC começa por dizer que pai e filho - LeBron James, de 39 anos, e Broony James, de 20, vão jogar juntos no Lakers. Olivier Bonamici assinala que há quem diga que é "cunha" porque há dúvidas quanto ao talento do mais novo.

De seguida, apresenta James Naismith, o homem que inventou o basquetebol no final do século XIX. O que iriam fazer os jovens americanos no inverno? Um desporto "menos violento" que o futebol americano, com uma bola, seria o indicado. Foi esse pensamento que esteve na origem da modalidade.

Já sobre a NBA, o arranque deu-se em 1946. No final da II Guerra Mundial, "queriam divertir-se". Havia muitos espetáculos. E porque não organizarem jogos de basquetebol durante os "tempos mortos"?

A primeira estrela da liga norte-americana foi George Mikan, que jogava nos Lakers. Tinha mais de dois metros, o que era "raro na altura". "Ficava perto do cesto e marcava pontos", refere Olivier Bonamici.

Na SIC Notícias, o comentador da SIC assinala a época de 1991/1992 como a que "muda tudo". Deu-se o "boom" da NBA.

Olivier destaca ainda Neemias Queta, o primeiro português a vencer um campeonato da NBA. Os jogos da pré-temporada pelos Celtics correram "bem", assinala.

SIC acompanhou portugueses que foram conhecer Neemias Queta à NBA

Para finalizar, houve ainda tempo para falar sobre a importância das mascotes, que "ganham mais do que jornalistas americanos". As mascotes ganham cerca de 7 mil euros por mês ou 70 mil por ano, o que mostra "todo o negócio" à volta da NBA.