Desporto

Nem as muletas o impediram de subir ao Olimpo: Rodri é o melhor do mundo

Depois de 21 anos, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não estiveram na luta pela galardão de melhor futebolista do planeta. Uma geração de jogadores está a aparecer e foi o espanhol Rodri a ser considerado o melhor entre os seus pares. De muletas, o médio de 28 anos alcançou o Olimpo dos Deuses do futebol.

Loading...

O médio Rodri, do Manchester City, venceu esta segunda-feira pela primeira vez a Bola de Ouro, tornando-se apenas o terceiro futebolista espanhol a ser galardoado em quase 70 anos de existência do prémio.

O internacional espanhol, de 28 anos, foi eleito o melhor jogador na temporada 2023/24, deixando imediatamente atrás três atletas do Real Madrid, nomeadamente o brasileiro Vinícius Júnior, apontado como o grande favorito, o inglês Jude Bellingham e o lateral Dani Carvajal, todos ausentes da cerimónia face ao boicote do clube 'merengue'.

Twitter Ballon d'Or

Rodri, que se encontra a recuperar de uma grave lesão num joelho contraída em setembro, venceu o Euro 2024 com Espanha, em julho, e foi eleito o melhor jogador desse torneio, além de ter ajudado o Manchester City a conquistar o inédito tetracampeonato em Inglaterra, a Supertaça Europeia, em agosto de 2023, e o Mundial de clubes, em dezembro do mesmo ano.

Já a Bola de Ouro para a melhor futebolista foi conquistado pelo segundo ano seguido pela espanhola Aitana Bonmatí, que superou no 'pódio' duas companheiras de equipa no Barcelona, a norueguesa Caroline Graham, segunda, e a compatriota Salma Paralluelo, terceira.

MOHAMMED BADRA

'Dibu' Martínez repete conquista na baliza

No evento que decorre em Paris, no Théâtre du Châtelet, Diogo Costa, também 'dono' da baliza da seleção portuguesa, ficou pela oitava posição no Troféu Yashin, para melhor guarda-redes, com o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, a repetir a conquista.

MOHAMMED BADRA

Lamine Yamal bate João Neves e o melhor jovem

Já no Troféu Kopa, que premeia o melhor futebolista jovem da época dentro da categoria de sub-21, João Neves, que fez a temporada no Benfica e agora representa o Paris Saint-Germain, acabou no sexto posto, atrás do espanhol Lamine Yamal, que, aos 17 anos, se tornou no mais jovem vencedor do galardão, isto meses após a conquista do Euro 2024 com 'La roja'.

MOHAMMED BADRA

Patão perde prémio para campeã olímpica

Filipa Patão, técnica campeã nacional pelo Benfica, estava na corrida para melhor treinador de uma equipa feminina, mas o prémio foi para a britânica Emma Hayes, selecionadora do Estados Unidos que venceu o título olímpico, já depois de ter levado o Chelsea ao triunfo no campeonato inglês.

MOHAMMED BADRA

Rúben Dias e Vitinha fora do top-20

Antes da cerimónia, o internacional português Rúben Dias, do Manchester City, foi anunciado como o 23.º classificado da Bola de Ouro, naquela que foi a melhor posição lusa, à frente de Vitinha, do Paris Saint-Germain, que foi 27.º.

A cerimónia, que decorreu sob inédita organização da UEFA e consagrou os eleitos com base no desempenho da época passada, no período compreendido entre 1 de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024, deixou ainda homenagens às lendas Franz Beckenbauer, falecido no início deste ano, e Johan Cruijff, antigo jogador e treinador neerlandês, que marcou o futebol nos anos 70, 80 e 90.

Antes de tudo começar, durante o dia desta segunda-feira, o Real Madrid surpreendeu ao anunciar ao boicote ao evento por se sentir desrespeitado pela UEFA, pondo em causa os critério de atribuição dos prémios, indicando logo que nenhum dos seus jogadores seria um dos vencedores da Bola de Ouro, sobretudo Vinicius Júnior, que era apontado há largas semanas como o grande favorito a receber o troféu.


Com LUSA