Os 'encarnados' aproveitaram da melhor forma a 'escorregadela' do Sporting para se aproximarem da primeira posição da Liga. A comentadora da SIC, Mariana Fernandes, acredita que a ultrapassagem benfiquista poderá acontecer já na próxima partida entre os rivais lisboetas, a 29 de dezembro.
A comentadora começa por destacar que o resultado das 'águias' foi muito melhor do que a exibição, que descreve como "cinzenta e com alguns problemas de eficácia".
Com esta vitória, o Benfica aproximou-se do Sporting e está a cinco pontos do primeiro lugar, embora tenha um jogo a menos por disputar.
Quando os rivais da 2.ª Circular se voltarem a defrontar, a 29 de dezembro, Mariana Fernandes acredita que há uma forte possibilidade de as 'águias' ultrapassarem os 'leões' na tabela classificativa:
"É entrar aqui numa lógica de liderança isolada e de depender apenas de si mesmo para continuar nessa liderança isolada. E acredito que até aqui não existisse essa perspetiva, ou seja, que a ideia era que o Sporting iria vencer também todos os seus jogos e, portanto, que o Benfica teria apenas, com muitas aspas também, mas teria aqui apenas a possibilidade de chegar ao segundo lugar."
"Falta de individualidades" prejudica FC Porto
O FC Porto já não ganha há quatro jogos, uma situação que deixa o treinador Vítor Bruno debaixo de fogo.
Para a comentadora da SIC o problema que afeta os 'azuis e brancos' "é a questão da falta de individualidades":
"Samu começa muito bem a temporada, mas vai claramente caindo de rendimentos até este momento e existem vários jogadores também em quebra de rendimento. O próprio Pepê não está a fazer uma boa temporada, Galeno vai aparecendo a espaços, Alan Varela é uma sombra daquilo que mostrou na temporada passada."
Mariana Fernandes entende que, em momentos anteriores, estes jogadores eram as "individualidades que mascaravam as fragilidades coletivas".
Para a partida frente ao Casa Pia, agendada para esta segunda-feira às 20:45, a comentadora espera um adversário a jogar numa linha de cinco no seu meio-campo defensivo e a procurar "o ataque só em transição rápida".
De forma a ultrapassar a "muralha defensiva do Casa Pia", prossegue, o FC Porto "vai precisar de critérios, de criatividade e de muito mais daquilo que tem feito nos últimos jogos".
"É um jogo complicado, ainda que seja em casa, e é um jogo que se torna ainda mais complicado tendo em conta este percurso, ou este microciclo, difícil da equipa de Vítor Bruno sem vitórias", defende.
O FC Porto foi ultrapassado, embora à condição, pelo Benfica e é agora terceiro classificado da Primeira Liga com 27 pontos, menos um do que o Benfica.