A cavaleira britânica Charlotte Dujardin, campeã olímpica, foi suspensa de todas as competições até julho de 2025 por ter chicoteado um cavalo excessivamente, anunciou esta quinta-feira a Federação Equestre Internacional (FEI).
A polémica estalou em julho, altura em que foi divulgado um vídeo, gravado quatro anos antes, da atleta a chicotear o cavalo de uma aluna 24 vezes num minuto.
Nessa altura, a cavaleira de 39 anos foi suspensa temporariamente e acabou mesmo expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris.
O castigo agora aplicado a Charlotte Dujardin tem a duração de um ano e efeitos retroativos até à data em que a cavaleira foi suspensa provisoriamente. Significa isso que não poderá voltar a competir até julho de 2025.
A sanção incluiu ainda uma multa de 10 mil francos suíços (cerca de 10.700 euros), foi aplicada por organismo entender que o comportamento de Dujardin envolve uma "conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos".
Com Lusa