Desporto

O adeus aos relvados: Nani anuncia fim da carreira como jogador profissional

O internacional português de 38 anos anunciou, através de um vídeo publicado nas suas redes sociais, que vai colocar um ponto final na carreira enquanto jogador profissional. Ao seu longo currículo, Nani soma o título de campeão da Europa em 2016 com Portugal e em 2008 pelo Manchester United, sem esquecer os 141 jogos ao serviço do Sporting e a passagem pelo Estrela da Amadora, clube da terra que o viu crescer, dar os primeiros passos no futebol nacional e brilhar além fronteiras.

O adeus aos relvados: Nani anuncia fim da carreira como jogador profissional
Grigory Dukor

Luís Carlos Almeida da Cunha, mais conhecido por Nani, anunciou este domingo que vai colocar um ponto final na sua carreira enquanto jogador profissional de futebol. O internacional português de 38 anos, que no início da época assinou pelo Estrela da Amadora, revela que está pronto para abraçar "novos objetivos e sonhos", ao mesmo tempo que recorda a recente morte do pai.

"Chegou a altura de dizer adeus. Decidi terminar a minha carreira de futebolista profissional. Foi uma viagem fantástica e quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e apoiaram nos altos e baixos de uma carreira que durou mais de 20 anos e que me deu tantas memórias inesquecíveis. É altura de virar a página e focar-me em novos objetivos e sonhos", escreveu numa publicação divulgada nas suas redes sociais.

A passagem de Nani pelo futebol português marcou toda uma geração. Depois de cumprir 76 jogos ao serviço do Sporting, o internacional português rumou ao Manchester United (42 golos em 230) para conquistar o título de campeão da Europa, na época 2007/08, ao lado do amigo e companheiro de longa data Cristiano Ronaldo.

Nani (esquerda) e Cristiano Ronaldo (direita) ao serviço do Manchester United.
GETTY IMAGES

Uma amizade que perdurou dentro e fora das quatro linhas, também marcada pela conquista do Euro2016. Ao longo de 20 anos com a 'camisola das quinas' ao peito, Nani marcou 24 golos e fez 112 internacionalizações.

Passou pelo Fenerbahçe, Valência, Lazio, Veneza, Melbourne Victory da Austrália e o Adana Demirspor da Turquia. No início desta época, assinou pelo Estrela da Amadora, clube da sua terra pelo qual marcou um golo e fez 10 jogos antes da "rescisão de contrato por mútuo acordo".

"Uma figura exemplar que sempre elevou, pelo mundo fora, o bom nome da cidade e as cores do nosso país. Com este símbolo, o compromisso não foi diferente! Uma carreira ímpar, que termina em tons tricolor! Obrigado Nani", escreveu o clube.

Apesar de ter sido várias vezes nomeado para a Bola de Ouro, Nani nunca conseguiu levar para casa um dos prémios mais importantes da modalidade.

Leões recordam Nani como uma "lenda do futebol"

O clube de Alvalade também não ficou indiferente ao anúncio do ex-capitão de equipa dos "verdes e brancos". Durante a sua dupla passagem pelo Sporting - clube ao qual regressou em 2014/15 por empréstimo dos 'red devils' - o português cumpriu 141 jogos, marcou 31 golos e fez 27 assistências.

"Uma lenda do futebol que vai ficar para sempre na nossa história", escreveram os leões nas suas redes sociais.

Nas palavras do clube liderado por Francisco Varandas, Nani é recordado como um "Um Leão que marca gerações" e que ficará para sempre na história do futebol nacional.

Presidente da FPF manifesta "profunda gratidão"

Também Fernando Gomes reagiu à retirada dos relvados do internacional português.

"Neste momento de despedida, quero expressar a minha profunda gratidão a Nani por tudo o que ele fez pelo futebol português. Desejo-lhe as maiores felicidades para o que está por vir", pode ler-se na mensagem do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), divulgada na página oficial do organismo.

Para Fernando Gomes, Nani foi mais do que um "jogador de excelência", tendo sido também um "modelo de perseverança, inspirando gerações de jovens atletas em Portugal e no mundo".

"Desejo-lhe as maiores felicidades para o que está por vir. Que a nova fase da sua vida seja repleta de sucessos", acrescentou na mensagem divulgada este domingo.

[Última atualização às 20:59]