Desporto

Explicador

Futebol inglês não para no Natal: conheça a origem do 'Boxing Day'

O comentador desportivo da SIC, Olivier Bonamici, explica a razão para o campeonato inglês não parar no dia 26 de dezembro. A tradição, iniciada em 1860 entre os dois clubes de futebol mais antigos do mundo, mantém-se até à atualidade e este ano será cumprida por dois outros técnicos portugueses.

Loading...

É considerada por muitos a melhor liga de futebol do mundo e a tradição, com mais de 150 anos, dita que não há interrupção durante a quadra festiva. Durante a próxima semana, a Premier League está de regresso logo a seguir ao dia Natal, numa altura em que vários outros campeonatos cumprem uma pausa.

Ollivier Bonamici explica que o dia 26 de dezembro é conhecido como 'Boxing Day' e, em Inglaterra, é tradição prosseguir a normal calendarização do principal escalão de futebol, já que é feriado no Reino Unido e em muitos outros países da Commonwwealth.

Ruben Amorim, técnico que assumiu as rédeas do Manchester United, por exemplo, terá pela frente uma deslocação a Wolverhampton, que recentemente contratou o técnico português Vítor Pereira.

Mas por que razão o campeonato inglês não para no dia seguinte ao Natal? Olivier Bonamici explica que o 'Boxing Day' (Dia das Caixas, em português) remonta ao período da Rainha Vitória.

Na época, no final do século XIX, as empregadas domésticas trabalhavam durante o dia de Natal e descansavam a 26, dia em que recebiam dos respetivos patrões caixas com oferendas, que iam desde roupa a comida.

A origem do nome 'Boxing Day' provém, exatamente, desse gesto.

O primeiro 'Boxing Day'

O primeiro 'Boxing Day' da história do futebol inglês aconteceu em 1860 com um jogo entre o Sheffield FC – o clube mais antigo do mundo – e o Hallam FC – o segundo emblema mais antigo.

A tradição resistiu até ao dia de hoje, claro está, com algumas alterações, isto porque até à década de 50 o campeonato inglês jogava-se também no dia de Natal.

Olivier Bonamici recorda um episódio caricato que aconteceu, precisamente, quando a Liga inglesa era disputada no dia 25 de dezembro.

Em 1937, durante o Charlton – Chelsea, Sam Bartram, guarda-redes do Charlton, ficou largos minutos sozinho em campo, uma vez que o juiz da partida havia suspendido o encontro devido ao forte nevoeiro, que não oferecia as condições necessárias para a prática desportiva.

A melhor forma de provar a "loucura dos ingleses" relativamente ao futebol, aponta Bonamici, é a sequência de jogos do Liverpool, em 1913, durante a quadra natalícia.

No dia 25 de dezembro, os 'reds' jogaram contra o Manchester City, no dia 26 jogaram contra o Manchester City de novo e no dia 27 contra o Blackburn Rovers. Ou seja, três jogos em três, um cenário irrepetível atualmente.

"No dia 26 estava no estádio e há um cheiro... "

O comentador recorda ainda uma situação curiosa que vivenciou quando assistiu a uma partida do 'Boxing Day', em Inglaterra:

"No dia 26 estava no estádio e há um cheiro... Qual é a prenda que os homens mais recebem no dia 25? 'After shave'. Horrível, receberam no dia 25 e no dia 26 cheirava a 'after shave'."