Martín Anselmi despediu-se esta quinta-feira da equipa do Cruz Azul do México, num churrasco, com todo o plantel. Mesa por mesa, falou com todos sobre a mudança para o FC Porto. E no Porto esperam-no com grande expectativa.
“Segundo dizem, é o Amorim argentino. Espero bem que seja”, afirma um adepto. “Vamos ver se ele recupera a mística que o Porto tinha”, diz outro.
Aos 39 anos, Martín Anselmi tem história curta como treinador principal. Em três anos, passou pelo Chile, Equador e México.
No currículo traz quatro títulos: uma Taça e uma Supertaça do Equador, a nível interno, e uma Taça e uma Supertaça Sul-Americanas, nos troféus continentais.
Martín Anselmi é visto como um treinador promissor e já é comparado com Ruben Amorim, pela idade, pelo sistema tático que usa e pelo discurso.
Em várias entrevistas, fala também da importância da união entre equipa técnica e plantel, precisamente o que tem faltado no FC Porto e que Anselmi quer criar. Nos festejos, pela intensidade, quase faz lembrar Sérgio Conceição.
Novo argentino ao comando
Vai ser o quinto treinador argentino à frente do FC Porto, que não tem um treinador estrangeiro desde 2016, com Lopetegui.
Martín Anselmi vai estar no Dragão, no domingo, a ver o jogo com o Santa Clara. Tem estreia marcada como treinador na próxima quinta-feira, na Liga Europa, contra o Maccabi Tel Aviv.