O Benfica tem, na quarta-feira, um dos jogos mais importantes da época. Se derrotar o Fenerbahçe, de José Mourinho, entra na Liga dos Campeões e garante um encaixe superior a 40 milhões de euros.
O primeiro objetivo da época do Benfica era a Supertaça e foi alcançado. O segundo é o apuramento para a fase regular da Liga dos Campeões e, depois de um empate a zero na primeira mão em Istambul, o apuramento vai ser decidido na Luz.
Entrar na principal competição de clubes da UEFA é fundamental pelo prestígio e, sobretudo, pelo dinheiro.
Se eliminar o Fenerbahçe de Mourinho, o Benfica recebe perto de 45 milhões de euros. Cerca de 18 só pela qualificação, mais um valor a rondar os 25, que resulta da combinação dos contratos de transmissão televisiva com o ranking dos últimos anos.
Mas se perder e cair para a Liga Europa, a diferença é substancial. Recebe 30 milhões de euros a menos, números que podem fazer toda a diferença nos últimos dias de mercado.
Se entrar na Champions, é provável que não precise de vender ninguém e que avance para a contratação de um médio ofensivo.
Ucraniano interessa
Um dos jogadores referenciados é o ucraniano Sudakov, por quem o Shakhtar Donetsk pede entre 30 e 40 milhões de euros.
Caso falhe a liga milionária, o cenário muda. Akturkoglu, é o principal candidato à saída, uma vez que já esteve perto do Fenerbahçe e os turcos não o esqueceram de um dia para o outro.
Nesse caso, a prioridade de Bruno Lage passa a ser um extremo, mas o Benfica vai ter de ser mais contido na hora de ir às compras.