Desporto

Medicamento para a calvície vale suspensão de 10 meses a futebolista espanhol

Yeray Alvarez, que representa o Athletic Bilbau, cometeu uma infração, alegadamente não intencional, das regras antidopagem. O jogador foi submetido a um controlo antidoping em 1 de maio de 2025, após um jogo da Liga Europa com o Manchester United.

Medicamento para a calvície vale suspensão de 10 meses a futebolista espanhol
Francisco Seco

O futebolista espanhol Yeray Alvarez, defesa do Athletic Bilbau, foi suspenso por um período de 10 meses devido a um controlo antidoping positivo, motivado pela utilização de um medicamento contra a queda do cabelo, anunciou esta segunda-feira a UEFA, em comunicado.

O organismo regulador do futebol europeu considerou que Yeray Alvarez, de 30 anos, cometeu uma infração não intencional das regras antidopagem e suspendeu o jogador durante 10 meses, até 2 de abril de 2026, uma vez que o período se iniciou com a suspensão provisória, em 2 de junho deste ano.

Nesse mês, o espanhol já tinha concordado em aceitar uma suspensão voluntária até à data da decisão final. O atleta sabe agora que só poderá voltar a utilizar as instalações do clube basco em fevereiro e a ir a jogo a partir de abril de 2026.

Yeray falhará, assim, toda a fase de liga da Liga dos Campeões, o que significa que não estará presente na receção ao Sporting, no dia 28 de janeiro.

Yeray foi submetido a um controlo antidoping em 1 de maio de 2025, após um jogo da Liga Europa com o Manchester United, através do qual foi detetada a presença de canrenona, substância pertencente ao grupo dos diuréticos e agentes mascarantes, que o defesa disse ter assimilado através de um medicamento contra a queda de cabelo que pertencia à esposa.

Com Lusa