Na canoagem, Portugal terminou a participação nos Campeonatos do Mundo de maratonas com três medalhas de ouro. Destaque para Fernando Pimenta e José Ramalho, tetracampeões mundiais de longa distância.
Aos 36 anos, Fernando Pimenta continua a colecionar medalhas. Este fim de semana conquistou mais dois títulos mundiais e já são 12 na carreira. Venceu em K1 curta distância e em K2 com José Ramalho, depois de terem vencido o título europeu em Ponte de Lima.
"Isto deixa-me super feliz e para aqueles que me apelidavam em Milão de velhinho, aqui está o 'velhinho' a conquistar títulos", afirma Fernando Pimenta, à chegava a Portugal.
Já José Ramalho diz ter "bastante prazer" em competir e treinar.
Ricardo Coelho e Rui Lacerda, em C2, também somaram ao título europeu o campeonato do mundo conquistado na Hungria.
"Sempre tive este sonho. Já tenho 33 anos e só com 33 é que consegui alcançar este título mundial", diz Rui Lacerda.
Leonardo Barbosa foi medalha de prata junior e viu adiado o sonho de chegar a um título mundial.
Portugal soma já 31 medalhas conquistadas em campeonatos do mundo e Europa, em diferentes especialidades. Resultados que não são acompanhados por apoio e incentivos que permitam sustentar a modalidade.
Portugal terminou a participação no Campeonato do Mundo de Maratona com três títulos mundiais, uma medalha de prata e outra de bronze. O apoio das famílias e dos amigos continua a ser o principal incentivo dos canoístas portugueses.