Desporto

Amorim tem três jogos para evitar o despedimento e United já tem substitutos em vista

Debaixo de fogo, é o tudo ou nada para Ruben Amorim, que tem até ao início do próximo mês, garante a imprensa britânica, para provar à direção do Manchester United que é o homem certo para devolver a glória ao gigante adormecido inglês. Há um português na lista de possíveis candidatos ao cargo, caso o técnico seja despedido.

Amorim tem três jogos para evitar o despedimento e United já tem substitutos em vista
Phil Noble

Ruben Amorim terá somente mais três partidas para evitar aquilo que parece inevitável: a sua saída do comando técnico do Manchester United, avança a imprensa britânica, que revela ainda os nomes dos treinadores que poderão vir a ocupar o cargo.  

Nova época, mas os resultados dos ‘red devild’ seguem em tudo semelhantes aos da época transata. 

Os donos do clube britânico têm sido pacientes com o técnico português e até lhe proporcionaram um mercado de transferências rico em entradas e saídas, tendo o emblema de Manchester desembolsado qualquer coisa como 250 milhões de euros no reforço da equipa. 

Mas o fim da linha estará próximo. O jornal inglês The Daily Mirror diz mesmo que está a três jogos de distância. É este período de que o português dispõe para reverter o ciclo de jogos negativos que tem assolado o início da época do clube que orienta desde novembro de 2024. 

A receção ao Chelsea, a visita ao Brentford e o jogo em casa diante do Sunderland são os duelos que vão ditar a continuidade, ou não, do português no emblema que já não levanta o troféu da Premier League desde 2013. 

Apesar de a administração do clube reiterar que o técnico ex-Sporting continua a merecer a sua confiança, a mesma fonte garante que os dirigentes do United irão avaliar a situação do treinador e da equipa até ao início do próximo mês, ainda antes da próxima pausa internacional. 

O homem que se segue

Quer isto dizer que, se os resultados da equipa de Manchester não se alterarem de imediato, o clube poderá entrar em campo frente ao Liverpool, no dia 19 de novembro, com um novo homem ao leme da equipa. 

Homem esse que estará na lista de potenciais substitutos que a direção do clube já preparou. 

Entre os nomes que poderão assumir o leme da embarcação que luta para se manter à tona no futebol inglês estão, de acordo com o The Mirror: 

  • Oliver Glasner, treinador do Crystal Palace
  • Gareth Southgate, ex-selecionador inglês e atualmente sem clube
  • Mauricio Pochettino, selecionador dos EUA 
  • Marco Silva, técnico do Fulham 
  • Andoni Iraola, treinador do Bournemouth

Início de época conturbado

O início de época de Amorim e dos seus comandados está a ser tudo menos feliz. Ao cabo de quatro jornadas na Liga inglesa, a equipa que outrora dominou o futebol no país insular regista uma vitória, um empate e duas derrotas, uma prestação que mantém o United na décima quarta posição com quatro pontos, apenas um ponto acima da linha de água. 

Para além da dececionante campanha no campeonato, os ‘red devils’ foram ainda afastados da Taça da Liga, na segunda ronda, pelo Grimsby Town, clube que milita no quarto escalão. 

A derrota contra o Manchester City, no domingo, adensou o mau registo de Amorim na Premier League. Desde que assumiu as rédeas do gigante adormecido, o técnico luso venceu apenas oito dos 31 jogos que disputou na competição.

No final do encontro, que terminou com o marcador a assinalar um pesado 3-0, Amorim admitiu que o seu registo de resultados em Inglaterra não é coincidente com a grandeza das cores que defende.  

"Há muitas coisas que não fazem ideia do que aconteceu durante estes meses, mas eu aceito isso. Mas não vou mudar. Quando quiser mudar a minha filosofia, mudarei. Se não, terás de mudar de homem." 
Mais Vistos do