Pedro Pablo Pichardo venceu esta sexta-feira a prova do triplo salto, nos Mundiais de atletismo em Tóquio, e tornou-se o primeiro bicampeão mundial português no atletismo.
A 25.ª medalha lusa em Campeonatos do Mundo, a segunda na capital japonesa, depois do triunfo de Isaac Nader, nos 1.500 metros, foi assegurada com o sexto salto de Pichardo, a 17,91 metros, a sua melhor marca do ano.
O atleta português ficou a frente do italiano Andrea Dallavalle, vice-campeão europeu em Munique 2022, e do cubano Lázaro Martínez, que foi despromovido da prata de Budapeste 2023 para o bronze, com 17,49.
“Conquista histórica”: Marcelo e Montenegro saúdam Pichardo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitaram Pedro Pablo Pichardo pela nova conquista nos Mundiais de atletismo.
“Grande Pedro Pablo Pichardo! Que salto, que garra do agora bicampeão mundial do triplo salto. Uma conquista histórica no Japão que orgulha todos os Portugueses. Parabéns”, escreveu Montenegro.
Já Marcelo, numa nota da Presidência da República, “saúda vivamente Pedro Pichardo pelo notável triunfo e conquista da medalha de ouro do Triplo Salto (…) em mais uma enorme demonstração da sua dedicação e perseverança desportiva".
Com LUSA