Desporto

Sporting vai avançar com participação disciplinar contra André Villas-Boas

A decisão dos 'leões' foi motivada pelas declarações do presidente do FC Porto durante a Gala Portugal Football Globes, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol na terça-feira.

Sporting vai avançar com participação disciplinar contra André Villas-Boas
MANUEL FERNANDO ARAUJO

O Sporting vai apresentar uma participação contra o presidente dos 'dragões', André Villas-Boas por considerar que as palavras do dirigente, durante a gala promovida pela FPF, na terça-feira, "atentam contra a honra do presidente e a reputação da Sporting SAD".

A tensão entre os "três grandes" não para de escalar. Agora, é o Sporting que avança com uma participação nas entidades competentes contra o líder do FC Porto por considerar que as palavras de Villas-Boas colocam em causa o bom nome da Sociedade Anónima Desportiva do Sporting e do presidente leonino, Frederico Varandas.

Em declarações aos jornalistas, à margem da Gala Portugal Football Globes, o presidente dos 'azuis e brancos' não poupou nas críticas aos rivais lisboetas e defendeu que a coação feita pelos homólogos "tem um impacto direto nas nomeações" dos árbitros para as competições nacionais.

André Villas-Boas classificou ainda como graves as declarações de Frederico Varandas, que, perante as acusações de que o Sporting tem sido favorecido pela arbitragem, afirmou no domingo que o Benfica está em maioria num mapeamento das preferências clubísticas dos órgãos sociais da FPF efetuado pelo presidente daquele organismo, Pedro Proença.

"Acabei de transmitir ao próprio (Pedro Proença), acho que não devem passar impunes. Após declarações sobre esse tema escrevi uma mensagem ao presidente da Federação, porque se o seu lema é unir o futebol, declarações destas não podem passar impunes. Porque não pode haver um mapeamento dos órgãos sociais da FPF sem que todos os clubes sejam informados do mesmo. Ou que seja público e não entre duas pessoas. Acho as declarações graves. Se esse encontro aconteceu, se esse mapeamento aconteceu, todos temos o direito de saber quem são essas pessoas. Se quer unir tem de se chegar à frente e, de uma vez por todas, reafirmar a sua autoridade". 

FC Porto vai apresentar queixa contra Pavlidis

Na mesma ocasião, o dirigente portista revelou também que o clube apresentará uma queixa contra Pavlidis, do Benfica, por alegada agressão do avançado grego ao médio espanhol Gabri Veiga, dos 'dragões', no clássico disputado no domingo, no Estádio do Dragão. 

"Eu acho mais grave a agressão do Pavlidis do que o penálti [não marcado em tempo de compensação] sobre Deniz Gül. Esse penálti tem de ser ajuizado e, na minha opinião, o videoárbitro (VAR) falhou em toda a linha, porque tinha de chamar o árbitro para analisá-lo. Lamento que não o tenha feito. A agressão do Pavlidis é grave, violenta e poderia ter criado muitos mais dano ao nosso atleta. O FC Porto procederá com uma queixa", justificou.