Um golo do lateral Martim Costa no último ataque do jogo com os húngaros do Veszprém (33-32) permitiu, esta quinta-feira, ao Sporting regressar aos triunfos na Liga dos Campeões de andebol, depois de duas derrotas seguidas no Grupo A.
A pesada derrota em casa na última ronda, diante dos franceses do Nantes (28-39), não deixou marcas no bicampeão nacional, que deu a melhor resposta na 'fortaleza' que é, habitualmente, o Pavilhão João Rocha.
E a entrada em campo não poderia ter corrido melhor à equipa comandada por Ricardo Costa, que viu a determinação e a agressividade dos seus jogadores darem frutos, nomeadamente por Francisco Costa e Salvador Salvador, cruciais para os 'leões' chegarem, por duas vezes, as 'gordas' vantagens de cinco golos (7-2 e 8-3).
Só que, depois, começaram a ser muito permissivos no capítulo defensivo e a perder o ímpeto na ataque, permitindo ao emblema magiar recuperar da desvantagem e passar a liderar por 13-12.
A reta final dos primeiros 30 minutos foi pautada pelo equilíbrio, embora com um ligeiro ascendente para os húngaros, com 'placard' a registar uma igualdade a 18 golos ao intervalo.
Entrada no 2.º tempo a sofrer
Se a entrada no primeiro tempo foi exímia, no recomeço os 'verdes e brancos' sofreram logo dois golos de 'rajada', o que deu confiança aos magiares, que conseguiram, pela primeira vez, comandar por três golos (25-22), muito por culpa da 'mira' afinada do homem de primeira linha Ahmed Hesham (12 golos no desafio).
Com o Sporting a correr atrás do resultado durante quase toda a segunda parte, face às dificuldades em penetrar a defensiva magiar e aos 'mísseis' de Hesham, o guarda-redes egípcio Aly 'disse presente' com cinco boas intervenções entre os postes 'leoninos'.
A incerteza manteve-se até aos últimos instantes, com o Sporting a anular a supremacia do Veszprém, que não teve a sorte de ficar com a última posse de bola, nem conseguiu parar a investida de Martim Costa nos segundos finais.
Na próxima ronda, agendada para quarta-feira, os bicampeões nacionais, que passaram a somar seis pontos na 'poule' A, os mesmos do adversário desta quinta-feira, ambos a quatro do líder Fuchse Berlim, deslocam-se à Noruega para defrontar o Kolstad.
Apenas os dois primeiros de cada um dos grupos avançam diretamente para os 'quartos', com os posicionados entre os terceiro e sexto lugares a disputarem um play-off para continuarem em prova, ao passo que os dois últimos são eliminados.
Com Lusa
