Desporto

Candidatos à liderança do Benfica falam em dia importante para o clube

As eleições do Benfica que decorrem este sábado são já as mais concorridas de sempre. Até às 22h00, os benfiquistas escolhem quem será o próximo líder do clube. Há seis candidatos à liderança e todos eles já exerceram o direito ao voto.

Loading...

As eleições para os órgãos sociais do Benfica (Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e estatutário (Comissão de Remunerações) decorrem este sábado, entre as 8h30 e 22h00, em 107 locais de voto.

Rui Costa, atual presidente e líder da lista G, Martim Mayer (B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), o anterior presidente Luís Filipe Vieira (E) e João Noronha Lopes (F) são os candidatos à liderança do Benfica, enquanto João Ferreira Leite encabeça a lista A, unicamente candidata à Mesa da Assembleia Geral.

O que disseram os candidatos?

O presidente do Benfica e candidato pela lista G, Rui Costa, foi o primeiro dos candidatos a dirigir-se ao Estádio da Luz para votar, onde disse estar feliz e não ter preparado discursos de vitória ou derrota.

Pouco passava das 09 horas quando Rui Costa se dirigiu aos jornalistas, antes de entrar para o pavilhão onde foi votar, salientando ser "um dia muito importante para a vida do Benfica" e assumindo estar confiante.

"Já o estava desde o início. Mas acima de tudo é um dia importante para o Benfica e que tudo corra bem. Fiz a campanha que considerei ser necessária fazer, agora é esperar pela votação dos sócios. Estou feliz. No meio dos benfiquistas estou bem", afirmou Rui Costa

O antigo presidente do Benfica Luís Filipe Vieira felicitou os benfiquistas pelo "maior ato eleitoral na história do clube", quando se preparava para exercer o direito de voto na Casa do Benfica no Seixal.

"Os benfiquistas estão todos de parabéns. De certeza que vai ser o maior ato eleitoral de sempre. E no fim veremos todos o que vai suceder", disse o ex-presidente e candidato às eleições para a liderança do clube da Luz, que só exerceu o direito de voto cerca das 15:00.

Luís Filipe Vieira chegou à Casa do Benfica cerca das 13:40, juntando-se a um grupo de apoiantes que minutos antes já tinham ocupado posição numa fila com centenas de benfiquistas que aguardavam pacientemente, alguns cerca de três horas, para poderem votar.

O candidato à presidência do Benfica João Noronha Lopes acredita que as eleições entrarão na história como as mais concorridas de um clube a nível mundial.

"Hoje, vamos de certeza bater o recorde de votação em todos os clubes do mundo", disse o líder da lista F, antes de entrar no pavilhão do Estádio da Luz, em Lisboa, para votar nas eleições para o quadriénio 2025-2029.

Para o candidato à liderança das 'águias', a adesão dos sócios é sinal da "grandeza do Benfica", que apelidou de "o maior clube democrático do mundo", lembrando as pessoas que estão a votar, não apenas em Lisboa, mas "em todos os cantos do país e no estrangeiro".

O candidato pela lista B à presidência do Benfica, Martim Mayer, afirmou que considera "difícil" que o sufrágio se decida à primeira volta e mostrou-se satisfeito com a atual afluência às urnas.

Pelas 12:00, Martim Mayer exerceu o seu direito de voto no Estádio da Luz, tendo prestado declarações à comunicação social presente.

"Será difícil [haver vencedor à primeira volta], mas acredito que vai vencer sobretudo a democracia. Quem decide o presidente são os sócios. Não sinto o Benfica dividido, seis candidatos demonstram que temos uma democracia viva, com muita gente interessada no futuro do clube", analisou

O candidato da lista C para a presidência do Benfica, João Diogo Manteigas, afiançou ter esperança de ser eleito já este ano mostrando-se feliz pela afluência de sócios ao ato eleitoral.

João Diogo Manteigas, que falava à imprensa pela 13:20 horas, pouco antes de ir votar, recordou que foi o primeiro a apresentar a candidatura.

"Tenho mais de um ano de candidatura. Todo o feedback que recebemos foi amplamente positivo, até de sócios que não vão votar em nós. Agradeceram-nos. Defendemos a direção quando tínhamos de defender, os jogadores de futebol e das modalidades, estivemos sempre presentes quando nos solicitaram. O Benfica sempre fez das fraquezas força. Sou jovem, mas sou irreverente e tenho muito benfiquismo para dar", afirmou.

Cristóvão Carvalho, candidato da lista D à presidência do Benfica, afirmou que espera ver duplicado o recorde de eleitores à presidência do Benfica, que se cifra em 40.085 votantes.

"Os Benfiquistas que venham votar. É muito importante o próximo presidente do Benfica ser eleito com a maior legitimidade possível. Pelas mesas que estão abertas em Portugal e pelo mundo inteiro está a ser um dia de grande benfiquismo", apelou.

Cristóvão Carvalho falava à imprensa antes de ir votar, pelas 11h30, mostrando-se satisfeito pelo "dia de grande de grande benfiquismo".

Com Lusa