Desporto

Miguel Oliveira falha apuramento direta para Q2 do Grande Prémio de Portugal

O piloto natural de Almada terminou em 22.º e último lugar nos treinos cronometrados em Portimão. Oliveira ficou a 1,907 segundos de Alex Márquez (Ducati), que liderou a sessão.

Miguel Oliveira falha apuramento direta para Q2 do Grande Prémio de Portugal
JOSE SENA GOULAO

O português Miguel Oliveira (Yamaha) falhou esta sexta-feira o apuramento direto para a segunda fase da qualificação para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, 21.ª e penúltima prova do ano, que se disputa até domingo em Portimão.

No Autódromo Internacional do Algarve (AIA), o piloto português foi 22.º e último classificado da sessão de treinos cronometrados da tarde desta sexta-feira, fechando a jornada a 1,907 segundos do mais rápido, o espanhol Alex Márquez (Ducati).

O já vice-campeão do mundo bateu o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) por apenas 0,030 segundos, com o espanhol Pedro Acosta (KTM) em terceiro, a 0,088.

Ao terminar fora das 10 primeiras posições, Miguel Oliveira vai disputar a Q1, a primeira fase da sessão de qualificação, no sábado, que apura os dois melhores para a Q2, que se juntam aos 10 primeiros dos treinos cronometrados.

Alex Márquez, que já assegurou o segundo lugar do Mundial, atrás do seu irmão Marc, já campeão e ausente desta prova por lesão, foi o único a baixar do segundo '38', ao cumprir a melhor volta em 01.37,974 minutos.

Aguaceiros afetaram as sessões

Durante a tarde foram caindo alguns aguaceiros, que afetaram as sessões de Moto3 e Moto2, disputadas anteriormente, que baixaram a temperatura do asfalto.

Isso acabou por interferir com o desempenho das Yamaha, que falharam todas a passagem direta à Q2, com o francês Fábio Quartararo no 14.º lugar, o australiano Jack Miller, que tinha sido terceiro nos treinos livres disputados de manhã, no 16.º e o espanhol Alex Rins no 18.º.

Nota para o 17.º lugar do italiano Niccolò Bulega (Ducati), vice-campeão mundial de Superbikes, substituto nesta ronda do lesionado Marc Márquez (Ducati), que já garantiu o sétimo título mundial da sua carreira desde o Grande Prémio do Japão.

No sábado disputam-se as sessões de qualificação de todas as categorias, e a corrida sprint de MotoGP.


Com LUSA