O Observatório do Futebol (CIES) divulgou uma análise sobre os salários praticados nos cinco principais campeonatos europeus e identificou os 100 futebolista que, com base apenas no mérito desportivo, deveriam auferir rendimentos mais elevados.
Entre os dez primeiros surge um português: João Neves. De acordo com a projeção, o médio do Paris Saint-Germain deveria receber 17,3 milhões de euros por ano, segundo critérios exclusivamente futebolísticos.
O estudo teve em conta variáveis como o tempo de jogo no último ano, o nível competitivo das partidas disputadas, a taxa de titularidade e a posição em campo, fatores que ajudam a explicar as diferenças salariais entre avançados, defesas e guarda-redes.
Jogador do Real Madrid no topo
No topo da lista está Kylian Mbappé, apontado como o jogador que mais deveria ganhar, com um salário bruto anual estimado em 22,8 milhões de euros, valor que não inclui prémios nem outras variáveis contratuais. Mohamed Salah surge em segundo lugar, com 17,9 milhões.
O relatório do CIES observa ainda que o salário projetado para Mbappé é cerca de 40% inferior ao que o avançado de 26 anos realmente aufere no Real Madrid.
Contudo, recorda que o clube 'merengue' não pagou qualquer taxa de transferência pela sua contratação e que o francês mantém um estatuto de superestrela no futebol mundial.
Mais portugueses na lista
Além de João Neves, há mais cinco portugueses na lista. Vitinha surge como o segundo português melhor posicionado, ocupando o 27.º lugar, com um valor projetado de 14,5 milhões de euros anuais.
Logo a seguir aparece Bernardo Silva, em 29.º, com 14,4 milhões. Nuno Mendes figura na 52.ª posição (11,7 milhões), Pedro Neto em 82.º (9,9 milhões) e Rafael Leão encerra a presença nacional na lista, em 99.º lugar, com um salário estimado em 9,3 milhões de euros por ano.
