Desporto

Análise

Taça de Portugal: "É a prova mais democrática, onde os pequenos surgem muito motivados'"

Na análise à atualidade desportiva, Pedro Fatela destaca os jogos disputados no fim de semana para a Taça de Portugal e também a exibição da Seleção Sub-17, que disputa esta tarde as meias-finais do Mundial, frente ao Brasil.

Loading...

O Sporting de Braga venceu o Nacional por 4-2, num encontro que parecia resolvido ao intervalo graças ao talento de Ricardo Horta, mas que voltou a expor oscilações defensivas dos minhotos quando os madeirenses reduziram rapidamente a desvantagem. Ainda assim, a superioridade bracarense acabou por prevalecer. Nos jogos da "prova rainha", o Caldas e o Fafe venceram equipas da Primeira Liga, a lembrar que este é o palco onde os pequenos aproveitam a motivação, o fator casa e a rotação adversária para escrever capítulos improváveis.

"Acaba por ser a prova mais democrática, como se costuma dizer, do futebol português, uma prova onde os pequenos surgem muito motivados e muitas vezes também com o fator casa, isso aconteceu em Fafe, e isso leva a que muitas vezes, jogando contra equipas onde existe muita rotatividade, muitos jogadores a terem algumas oportunidades e quem sabe isso leva a que os níveis de concentração, do foco das equipas baixe, de alguma forma."
"Isso leva a que os jogos sejam muito mais equilibrados, muito mais emotivos. Vamos tendo estas grandes surpresas de equipas da Primeira Liga a serem eliminadas e eu penso que isso, de certa forma, é extraordinário para a competitividade e a emoção das nossas competições", sublinha o comentador da SIC.

Em relação ao Mundial Sub-17, a decorrer no Qatar, Portugal disputa esta tarde as meias-finais frente ao Brasil. Depois da vitória sobre a Suíça, a seleção orientada por Bino Maçães procura um feito inédito, num percurso que revive memórias da geração de 1989, onde brilhavam Figo, Emílio Peixe e Abel Xavier. Pedro Fatela acredita que a equipa tem "grandes possibilidades" de ultrapassar esta etapa e sonhar com o primeiro título mundial do escalão.

O jogo entre Portugal e Brasil realiza-se a partir das 16:00 (horas de Lisboa), em Doha.