Desporto

Andebol: Portugal vence Dinamarca e qualifica-se para a Ronda Principal do Europeu

A seleção portuguesa de andebol imperou diante da anfitriã Dinamarca (31-29) rumo à Ronda Principal do Europeu 2026, em Herning, onde foi quase sempre superior e contrariou o poderio da tetracampeã mundial.

Andebol: Portugal vence Dinamarca e qualifica-se para a Ronda Principal do Europeu
Eva Manhart / kolektiff

Portugal venceu pela primeira vez na história a Dinamarca, tetracampeã do mundo, e está qualificado para a Main Round do Europeu de Andebol de 2026.

Depois do triunfo por 40-34 face à Roménia e do empate 29-29 com a Macedónia do Norte, a formação das 'quinas' bateu a formação nórdica, considerada a melhor do mundo da atualidade.

A seleção portuguesa de andebol entrou melhor no encontro e conseguiu fazer frente à Dinamarca, que estava a jogar em casa e chegou a ter uma vantagem de três golos. Ao intervalo, Portugal vencia por 12-11.

O final do jogo foi de nervos, mas a seleção nacional manteve uma exibição segura e conseguiu uma vitória por 31-29, num jogo que acabou em festa.

A seleção comandada por Paulo Pereira venceu, assim, o agrupamento, com cinco pontos, contra quatro dos dinamarqueses, que já estavam apurados. A Macedónia (terceira, com três pontos) e a Roménia (quarta, a zero) foram eliminadas.

Na 'main round', que apura os dois primeiros de cada agrupamento para as meias-finais, Portugal jogará no Grupo I e parte com dois pontos, tal como França e Alemanha, enquanto a Dinamarca começa a zero, como Espanha e Noruega.