Desporto

Dois atletas de Santa Maria da Feira vão ao Campeonato do Mundo de natação adaptada

Ana Castro apurou-se para representar Portugal pela primeira vez no Mundial que se vai realizar no Funchal, em junho.

Dois atletas de Santa Maria da Feira vão ao Campeonato do Mundo de natação adaptada

Um dos objetivos de Ana está alcançado. Pela primeira vez, vai representar Portugal num campeonato do mundo de natação adaptada.

A competição acompanhou toda a adolescência. Tinha 11 anos quando entrou na equipa de natação adaptada da Feira Viva, em Santa Maria da Feira.

Agora, com 24, prepara-se para levar as cores de Portugal ao Campeonato do Mundo Madeira 2022.

Experiência em mundiais não falta ao colega de equipa Ivo Rocha. Será a quarta vez num campeonato do mundo, depois de já ter alcançado o sonho de competir nos jogos paralímpicos de 2021, em Tóquio.

A preparação de Ivo e Ana para o Mundial faz-se agora de forma ainda mais intensa. Treinam seis dias por semana, às vezes, dois treinos no mesmo dia. E a satisfação não vem só das medalhas. Para a próxima competição, levam outros objetivos.

Ana e Ivo levam Portugal ao Campeonato do Mundo que se vai realizar de 8 a 19 de junho no Funchal, Madeira.

Outros dois atletas da equipa vão participar nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, na Finlândia.

A Feira Viva natação adaptada é a terceira maior equipa do país na modalidade. Tem 40 atletas no total, 17 deles na alta competição. Uns com limitações físicas, outros com deficiência intelectual.

Nas palavras da treinadora, pessoas com algumas incapacidades, mas com capacidades que ultrapassam as limitações.

SAIBA MAIS