Fábio Vieira é um dos jogadores das camadas jovens do FC Porto que chegou à equipa principal e se tornou uma peça importante na conquista portista do 30.º título de campeão nacional.
Fábio Vieira nasceu em Santa Maria da Feira em 30 de maio de 2000.
Chegou ao FC Porto em 2008 e esteve em todos os escalões de formação dos “dragções”. Pelo meio, passou uma época emprestado ao Padroense.
A CONQUISTA DA UEFA YOUTH LEAGUE
Fábio Vieira, conhecido pelo seu pé esquerdo muito evoluído, esteve na conquista da UEFA Youth League (Liga Jovem da UEFA) com a equipa Sub-19 do FC Porto. O médio ofensivo foi titular e marcou um golo frente ao Chelsea.
A ESTREIA COM A CAMISOLA PRINCIPAL
Fábio Vieira chegou à equipa principal portista na época de 2019/20. Fez o seu primeiro jogo com a camisola principal num jogo do campeonato frente ao Marítimo. No dia 10 de junho de 2020, o médio saiu do banco de suplentes aos 72 minutos e pisou pela primeira o relvado do Estádio do Dragão como jogador do plantel principal.
Nessa mesma época participou em oito jogos da I Liga Portuguesa e marcou dois golos e no final fez parte do lote de jogadores que ergueram o troféu de campeão nacional.
DOIS TÍTULOS CONQUISTADOS COM SÉRGIO CONCEIÇÃO
Fábio Vieira acaba de conquistar o seu segundo título no FC Porto, desde que foi lançado por Sérgio Conceição.
TÍTULOS NA EQUIPA PRINCIPAL DO FC PORTO
- 2 – I Liga Portuguesa (2019/20 e 2021/22)
A CONQUISTA DA CONFIANÇA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO
O médio ofensivo é um dos jovens portistas que se tem destacado pela positiva, seja a marcar golos ou a assistir os seus companheiros.
Fábio Vieira é um jogador polivalente. Sérgio Conceição já o colocou na “asa” esquerda portista, como médio atrás dos avançados e até como segundo avançado.
Apesar da concorrência, o jovem tem se conseguido impor na equipa principal dos “dragões” e foi importante nos jogos com os principais rivais. Frente ao Sporting, na 22.ª jornada do campeonato, iniciou a recuperação portista ao reduzir a desvantagem na partida para um golo. O FC Porto conseguiu empatar e assegurou um ponto que se tornou importante nas contas para chegar ao título. Também no Estádio do Dragão, fez o primeiro golo frente ao Benfica, na jornada 16, numa partida em que os portistas saíram vitoriosos.
O MIÚDO “17 MILHÕES”
Fábio Vieira é visto como um dos jogadores mais criativos do campeonato e com mais técnica e visão de jogo do campeonato, Uma das “pérolas” do Olival, tem um valor de mercado de 17 milhões de euros.