Desporto

Fábio Vieira: o canhoto “assistente” com faro de golo

Médio formado no Olival tornou-se uma peça importante na conquista do FC Porto.

Fábio Vieira: o canhoto “assistente” com faro de golo

Fábio Vieira é um dos jogadores das camadas jovens do FC Porto que chegou à equipa principal e se tornou uma peça importante na conquista portista do 30.º título de campeão nacional.

Fonte: Zerozero

Fábio Vieira nasceu em Santa Maria da Feira em 30 de maio de 2000.

Chegou ao FC Porto em 2008 e esteve em todos os escalões de formação dos “dragções”. Pelo meio, passou uma época emprestado ao Padroense.

A CONQUISTA DA UEFA YOUTH LEAGUE

Fábio Vieira, conhecido pelo seu pé esquerdo muito evoluído, esteve na conquista da UEFA Youth League (Liga Jovem da UEFA) com a equipa Sub-19 do FC Porto. O médio ofensivo foi titular e marcou um golo frente ao Chelsea.

A ESTREIA COM A CAMISOLA PRINCIPAL

Fábio Vieira chegou à equipa principal portista na época de 2019/20. Fez o seu primeiro jogo com a camisola principal num jogo do campeonato frente ao Marítimo. No dia 10 de junho de 2020, o médio saiu do banco de suplentes aos 72 minutos e pisou pela primeira o relvado do Estádio do Dragão como jogador do plantel principal.

Nessa mesma época participou em oito jogos da I Liga Portuguesa e marcou dois golos e no final fez parte do lote de jogadores que ergueram o troféu de campeão nacional.

DOIS TÍTULOS CONQUISTADOS COM SÉRGIO CONCEIÇÃO

Fábio Vieira acaba de conquistar o seu segundo título no FC Porto, desde que foi lançado por Sérgio Conceição.

TÍTULOS NA EQUIPA PRINCIPAL DO FC PORTO

  • 2 – I Liga Portuguesa (2019/20 e 2021/22)

A CONQUISTA DA CONFIANÇA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO

O médio ofensivo é um dos jovens portistas que se tem destacado pela positiva, seja a marcar golos ou a assistir os seus companheiros.

Fábio Vieira é um jogador polivalente. Sérgio Conceição já o colocou na “asa” esquerda portista, como médio atrás dos avançados e até como segundo avançado.

Apesar da concorrência, o jovem tem se conseguido impor na equipa principal dos “dragões” e foi importante nos jogos com os principais rivais. Frente ao Sporting, na 22.ª jornada do campeonato, iniciou a recuperação portista ao reduzir a desvantagem na partida para um golo. O FC Porto conseguiu empatar e assegurou um ponto que se tornou importante nas contas para chegar ao título. Também no Estádio do Dragão, fez o primeiro golo frente ao Benfica, na jornada 16, numa partida em que os portistas saíram vitoriosos.

O MIÚDO “17 MILHÕES”

Fábio Vieira é visto como um dos jogadores mais criativos do campeonato e com mais técnica e visão de jogo do campeonato, Uma das “pérolas” do Olival, tem um valor de mercado de 17 milhões de euros.