Desporto

Final da Champions marcada por incidentes com adeptos do Liverpool, UEFA promete agir

Adeptos do clube inglês sem bilhete ou com bilhetes falsos estão na origem da confusão.

Final da Champions marcada por incidentes com adeptos do Liverpool, UEFA promete agir

A final da Liga dos Campeões começou com quase 40 minutos de atraso. De acordo com a UEFA, milhares de adeptos tentaram entrar no no Stade de France, nos arredores de Paris, com bilhetes falsos. Quase 70 pessoas foram detidas pela polícia francesa.

Um dos mais aguardados jogos do ano estava marcado para as 20:00, a hora da Champions, mas acabou por começar 36 minutos depois. A razão? De acordo com a UEFA e com as autoridades francesas, não estavam reunidas as condições de segurança, depois de milhares de adeptos do Liverpool não terem conseguido passar os torniquetes de acesso ao estádio por não terem bilhete ou por terem um bilhete falso.

Resultado? Longas filas que impediam os adeptos que tinham bilhete de aceder ao estádio. Com ou sem bilhete, os adeptos foram dispersados pela polícia francesa com recurso a gás lacrimogéneo. No meio da confusão, e para garantir um lugar no estádio, vários adeptos saltaram as barreiras de proteção.

Entretanto, o Liverpool comentou os incidentes, dizendo estar “extremamente desapontado” com a organização e garantindo que já fez um pedido formal para que se investigue uma situação que caracteriza como “inaceitável”.

Também a UEFA expressa solidariedade com as pessoas afetadas e prometendo rever os acontecimentos de maneira urgente. O balanço final das autoridades francesas aponta para 68 pessoas detidas.

Saiba mais