Futebol Internacional

Portugal vai organizar o Europeu feminino de sub-19

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo organismo que tutela o futebol europeu. Evento vai realizar-se em 2028.

Seleção portuguesa em ação no Europeu sub-19 de 2025
Seleção portuguesa em ação no Europeu sub-19 de 2025
Tyler Miller - Sportsfile

Portugal vai organizar pela primeira vez o Europeu feminino de futebol de sub-19 em 2028, revelou esta quarta-feira a UEFA, após a reunião do Comité Executivo do organismo, em Nyon, na Suíça, que nomeou os anfitriões de várias provas.

Portugal acolherá a 25.ª edição daquele torneio continental de seleções jovens, que está destinado, desde 2002, a atletas com menos de 19 anos e disputa-se numa periodicidade anual, sendo que os dois próximos eventos já estavam atribuídos à Bósnia-Herzegovina, em 2026, e à Hungria, em 2027, tendo a Itália sido indicada agora como sede para 2029.

A UEFA concedeu ainda à Bélgica e à Turquia a organização dos Europeus femininos de sub-17 em 2028 e 2029, respetivamente, e escolheu os anfitriões das provas masculinas.

Lituânia e Moldova vão receber naqueles dois anos o Campeonato da Europa de sub-17, cuja edição de 2025 foi conquistada por Portugal, recém-campeão mundial da categoria.

Já Chéquia, Bulgária e Países Baixos serão os organizadores dos Europeus de sub-19 em 2027, 2028 e 2029, respetivamente.

No último Europeu feminino sub-19, que decorreu na Polónia entre 15 e 27 de junho deste ano, Portugal foi eliminado pela França nas meias-finais, numa edição vencida pela seleção espanhola.

Adam Nurkiewicz - The FA

FPF salienta "marco histórico"

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considera a escolha de Portugal como país anfitrião do torneio "um marco histórico que reforça o compromisso de Portugal com o crescimento e a valorização do futebol feminino. 

"Este será mais um passo numa trajetória de investimento sustentado nas bases, impulsionando a ambição de elevar o país ao mais alto patamar do futebol europeu e mundial", refere a FPF, numa nota publicada no site oficial.

A aposta no futebol jovem é um dos pilares centrais do plano estratégico federativo, que antecipa três fases até 2036: a consolidação interna entre 2025 e 2028, o reforço da presença europeia até 2032 e, por fim, a projeção global do futebol feminino português.

"A organização do Campeonato da Europa feminino de sub-19 enquadra-se na primeira fase deste plano, simbolizando o investimento nas jovens jogadoras, nos clubes e nos treinadores, para garantir a criação de uma base sólida e competitiva", disse o organismo.