O tenista português Gastão Elias, número 217 mundial, falhou esta sexta-feira o apuramento para o quadro principal do Open da Austrália, primeiro ‘Grand Slam’ do ano, ao perder com o cazaque Timofey Skatov, 255.º, na final da qualificação.
Depois de superar duas rondas, Elias caiu em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-4 e 7-6 (7-5), num embate que durou uma hora e 43 minutos, no ‘court’ número 15 de Melbourne Park.
O jogador luso, que já foi o 57.º jogador mundial, em 24 de outubro de 2016, liderou o primeiro parcial por 3-2, mas perdeu quatro dos cinco últimos jogos, e, no segundo, desperdiçou uma vantagem de 5-2 e dois ‘set points’ com 5-3.
Face às eliminações de Nuno Borges (192.º ATP), obrigado a desistir por estar infetado pelo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19, João Domingues (249), que caiu na primeira ronda, e Frederico Silva (240º), afastado nas meias-finais, só João Sousa pode representar Portugal no quadro principal.
Para isso acontecer, o 140.º jogador mundial e 17.º cabeça de série da qualificação, tem de bater ainda hoje o moldavo Radu Albot, 123.º da hierarquia mundial e quinto pré-designado.
Saiba mais
- Austrália cancela pela segunda vez visto de Novak Djokovic e tenciona deportá-lo
- Tsitsipas: Djokovic “joga de acordo com as suas próprias regras”
- “Não estou vacinado”: as explicações de Djokovic durante interrogatório na Austrália
- “Sérvia lutará por Djokovic, pela justiça e pela verdade”, garante Presidente sérvio
- Associação de Tenistas Profissionais lamenta batalha judicial com Djokovic e diz ser prejudicial
- Austrália diz que Djokovic “não está em cativeiro” e pode sair quando quiser