A Roma de José Moutinho joga na quarta-feira a final da Liga Conferência Europa contra o Feyenoord. Trata-se da quinta final europeia do técnico português e se vencer esta, torna-se o primeiro a ganhar todas as competições da UEFA.
O técnico de 59 anos, natural de Setúbal, regressa a um palco de uma grande decisão europeia, depois de ter conquistado a Liga Europa, em 2017, ao serviço dos ingleses do Manchester United.
Além da final atingida, Mourinho pode tornar-se no terceiro treinador, primeiro português, a vencer três competições da UEFA, no caso do técnico português a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa.
Caso bata o conjunto dos Países Baixos, Mourinho passará a ter cinco troféus continentais, após duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10), uma Liga Europa (2016/17) e de uma da antecessora, a Taça UEFA (2002/03).
Além do cetro pelos red devils, Mourinho sagrou-se campeão da Europa pelo FC Porto (3-0 ao Mónaco) e pelos transalpinos do Inter de Milão (2-0 ao Bayern Munique), depois de, pelo clube da Invicta, ter arrebatado o primeiro troféu face aos escoceses do Celtic.
No que diz respeito a finais, Mourinho tem um balanço extremamente positivo, com 17 triunfos para apenas oito desaires, em 25 finais.
SAIBA MAIS
- Roma de Mourinho vence Torino e garante vaga na Liga Europa na próxima época
- Mourinho assume que a final da Liga Conferência “será a mais importante da carreira”
- Liga Conferência: Mourinho feliz pelos jogadores, proprietários e adeptos da Roma
- Roma de Mourinho está na final da Liga Conferência
- Liga Conferência: Roma de Mourinho recebe esta quinta-feira o Leicester
