O velório de Fernando Mamede, uma das maiores referências do atletismo português, realiza-se na quinta-feira, às 17:00, no Cemitério de Carnide, numa cerimónia reservada à família e elementos do Sporting, disse esta quarta-feira à Lusa fonte do clube lisboeta.
A missa em memória de Fernando Mamede, que morreu na terça-feira, aos 74 anos, realiza-se na sexta-feira, às 13:30, seguida do processo de cremação, às 14:00, também no Cemitério de Carnide, em Lisboa.
Mamede experimentou o futebol antes do atletismo
Nascido em Beja, em 1951, Fernando Mamede tornou-se num dos nomes incontornáveis do atletismo português. No Alentejo, cedo deu as primeiras corridas em provas regionais, sendo campeão distrital de corta-mato.
Ainda experimentou o futebol, no Despertar Sporting Clube, mas percebeu que estava destinado a altos voos no atletismo no panorama nacional e internacional. Pela mão de Mário Moniz Pereira, entrou no Sporting Clube de Portugal, em 1968.
Moniz Pereira foi o mestre a quem Mamede chamava o verdadeiro pai desportivo. As condições para treinar estavam muito longe das ideais, mas não impediram os feitos históricos que alcançou.
Bateu 3 recordes europeus e 1 mundial
E quando o próprio desconfiava das suas capacidades, Moniz Pereira foi a voz condutora para exponenciar o talento inato que Mamede tinha para a corrida, tal como o companheiro de sempre nas pistas, Carlos Lopes. Estavam encontrados os mais altos representantes do fundo e o meio-fundo do atletismo nacional.
Depois da medalha de bronze em 1981 nos Mundiais de corta-mato, foi a 2 de julho de 1984 que Fernando Mamede espantou o mundo. Na Suécia, em Estocolmo, venceu a prova de 10 mil metros com um novo recorde mundial.
Bateu três recordes europeus e participou em três edições dos Jogos Olímpicos, em 1972 em Munique, em Montreal 1976, e Los Angeles 1984.
A Federação Portuguesa de Atletismo lamenta a partida de uma figura impar e destaca a carreira de excelência. O Sporting manifestou o pesar pela morte de Mamede e orgulha-se de ter tido como atleta um dos maiores nomes da historia do desporto nacional.
Fernando Mamede tinha 74 anos e morreu devido a complicações cardíacas.
Com LUSA