Desporto

Sporting, FC Porto e Santa Clara deixam de correr risco de exclusão das provas da UEFA

Os três clubes faziam parte de uma lista de oito advertidos pela organização de controlo financeiro de clubes da UEFA.

Sporting, FC Porto e Santa Clara deixam de correr risco de exclusão das provas da UEFA

Sporting, FC Porto e Santa Clara deixaram de estar sob ameaça de exclusão das competições europeias de clubes, ao cumprirem as condições impostas nos prazos estabelecidos, anunciou esta sexta-feira o organismo de controlo financeiro de clubes (CFCB) da UEFA.

Os três clubes faziam parte de uma lista de oito advertidos pela CFBC da UEFA, dos quais apenas o Mons Calp, de Gibraltar, não conseguiu assegurar a garantia de que não tinha dívidas vencidas.

Se os clubes não apresentassem até ao final de janeiro o comprovativo de não dívidas de salários, direitos de transferência ou pagamentos de natureza social, ficavam excluídos por três épocas (2022/23, 2023/24 e 2024/25) das competições europeias para que se venham a qualificar.

Por outro lado, o FC Porto deixa de estar sob controle de objetivos de fair play financeiro da UEFA, situação que tem estado na base, desde 2017, da limitação de compra de jogadores e do aumento de vendas.

A FIFA esclarece que o FC Porto e o Wolverhampton, da Liga inglesa, voltaram a cumprir esse objetivo na época 2021/2022, no seguimento dos acordos feitos em 2017 e 2020, respetivamente, pelo que esse regime termina.

O atual sistema de monitorização de fair play financeiro está a ser revisto, face às enormes perdas na indústria do futebol por causa da pandemia de covid-19.

Saiba mais: