"Este é um Orçamento que o país necessita. Fico muito satisfeito por o país ter agora o seu Orçamento aprovado, porque é uma vitória política para o país" , disse.
Na sua curta declaração, em que não respondeu a perguntas dos jornalistas, o primeiro ministro considerou que o Orçamento do Estado para 2010 "visa responder aos dois desafios com que Portugal está confrontado: em primeiro lugar lutar pela recuperação económica e em segundo lugar consolidar as nossas contas públicas" .
Depois de aprovado em plenário, em votação final global, o Orçamento do Estado para 2010 segue para Belém, tendo o Presidente da República vinte dias para promulgar ou vetar o documento.
Após a promulgação pelo Presidente da República, o Orçamento do Estado para 2010 demorará cerca de um mês a entrar em vigor (publicação em Diário da República) devido à sua extensão.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Com Lusa
