Economia

Maioria rejeita redução do IVA na eletricidade e gás natural proposta pela oposição

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou hoje quatro iniciativas da oposição para reduzir a taxa do IVA na eletricidade e no gás natural, sendo acompanhada pelos socialistas nas propostas de PCP, BE e PEV.

JOSE SENA GOULAO

O PS apresentou um projeto de resolução, recomendando ao Governo da  maioria PSD/CDS-PP que ponderasse uma taxa intermédia de 13 por cento para  a eletricidade e o gás natural, mas as bancadas social-democrata e democrata  cristã chumbaram a iniciativa, que contou com as abstenções de PCP, BE e  PEV. 

Outros três projetos de Lei, de comunistas, bloquistas e ecologistas,  visando recolocar a taxa de IVA da eletricidade e do gás natural nos seis  por cento foram rejeitados com os votos contra de PSD, CDS-PP e PS. 

Os socialistas mostraram ainda sintonia com os partidos que sustentam  o Governo liderado por Passos Coelho numa outra votação, apresentando-se  contra o projeto de Lei de "Os Verdes", que pretendia estabelecer o encerramento  de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços nos feriados de  01 de janeiro, 25 de abril, 01 de maio e 25 de dezembro, face aos votos  favoráveis de PEV, PCP e BE.