Economia

Quinze empresas portuguesas do ramo alimentar à conquista do paladar chinês 

Quinze empresas de Portugal participam na edição deste ano do Salão Internacional de Alimentação de Xangai (SIAL), na maior representação de sempre da indústria agroalimentar portuguesa na China, que decorrerá de 7 a 9 de maio. 

As conservas de peixe são um dos produtos "made in Portugal" que estarão expostos no SIAL 2013 (Reuters)
© Rafael Marchante / Reuters

"A China é para nós um mercado prioritário e estratégico. O ano passado,  participámos com cinco empresas, pela primeira vez, e quase todas elas já  estão a exportar para a China", disse hoje à agência Lusa Rui Rodrigues,  gestor da Portugal Foods, o organismo encarregue de promover a internacionalização  das marcas e empresas do setor. 

Conservas de peixe, bolos, chocolates, biscoitos, sumos e vinhos são alguns dos produtos "made in Portugal" que estarão expostos no SIAL 2013,  considerado um dos mais concorridos certames do género na Asia. 

"Temos produtos muito competitivos e diferenciados. As perspetivas são muito boas", disse Rui Rodrigues. 

A inauguração do SIAL 2013 contará com a presença do secretário de  Estado português da Alimentação e Inovação Agroalimentar, Nuno Vieira e  Brito, e da diretora-geral de Alimentação e Veterinária, Teresa Vila de Brito, que a seguir se deslocarão a Pequim para contactos com responsáveis chineses do setor. 

Lusa