Economia

Ministra das Finanças recusa comentar Orçamento do Estado antes do Conselho de Ministros

A ministra do Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, recusou hoje em Washington comentar o Orçamento do Estado para o próximo ano antes do Conselho de Ministros deste domingo.

(Lusa)
JOAO RELVAS

"Não vou falar desse tema em Washington e antes da última discussão  em Conselho de Ministros", disse a ministra à agência Lusa, quando questionada  sobre a intenção do governo de cortar nas pensões de sobrevivência, à margem  da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em  que hoje participou. 

Na quinta-feira, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI),  Christine Lagarde, afirmou que Portugal tem "uma dificuldade particular",  que é "a visão do Tribunal Constitucional sobre o que é ou não constitucional"  e defendeu a necessidade de "mais tempo" para o cumprimento das metas orçamentais.

A ministra também recusou comentar essas declarações, justificando que  "não foi esse o tema" da sua intervenção, num painel que contou com a presença  do membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE) Joerg Asmussen  e do secretário do Tesouro da Austrália, Martin Parkinson. 

"Não discuto questões orçamentais dois dias antes da apresentação  1/8do  Orçamento do Estado 3/8", reiterou Maria Luís Albuquerque. 

No painel, a ministra sublinhou a "relevância das decisões que são tomadas  ao nível global para países como Portugal, que estão em processo de ajustamento,  e que precisam de um ambiente competitivo global e de regras claras." 

Maria Luís Albuquerque está acompanhada pela secretária de Estado do  Tesouro, Isabel Castelo Branco, que a substituirá no domingo, devido à participação  da ministra no Eurogrupo (reunião dos titulares da pasta das Finanças da  zona euro), que decorre no Luxemburgo.