O pretexto para a missão empresarial é a reunião dos 5+5, que junta os países do Mediterrâneo Ocidental (França, Itália, Portugal, Espanha e Malta), aos da margem sul (Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia), explicou à Lusa.
Assunção Cristas vai reunir-se com o seu homólogo argelino e pretende assinar quatro protocolos para promover as relações comerciais com o país magrebino: um, de âmbito agrícola geral, e outros três direcionados para a veterinária e segurança alimentar, plantas e quarentena vegetal e recursos florestais.
"É um trabalho muito relevante do ponto de vista político que depois abre caminho ao trabalho técnico" que visa facilitar as exportações, assinalou a ministra, acrescentando que atualmente a balança comercial é favorável a Portugal.
Entre os setores que poderão ter maior recetividade junto do mercado argelino apontou o da pasta de papel e outros produtos florestais, bem como o dos animais e derivados, sublinhando que Portugal "tem cada vez mais operadores que cumprem as regras 'halal'" (alimento permitido para consumo dos muçulmanos).
Lusa