Economia

Sentimento económico em Portugal atinge em dezembro valor mais alto de 2013

O indicador de sentimento económico do Eurostat  para Portugal melhorou em dezembro 3,4 pontos, atingindo os 97,4 pontos, o valor mais elevado de 2013, embora continue abaixo da média europeia, revela a Comissão Europeia.

(Reuters)
© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o boletim hoje publicado, o indicador de sentimento económico  melhorou em dezembro tanto na zona euro como na União Europeia, aumentando  1,6 pontos (para os 100 pontos) e 1,4 pontos (para os 103,5), respetivamente.

A Comissão Europeia refere que ao nível dos países da moeda única, este  é o valor mais elevado desde julho de 2011, apoiado pelos aumentos da confiança  económica verificados principalmente em três das maiores economias do Velho  Continente: Espanha (4), Itália (2,3) e Países Baixos (1,5). 

Em dezembro, o indicador de sentimento económico em Portugal atingiu  os 97,4 pontos, o valor mais alto do ano, registando um crescimento de 3,4  pontos face a novembro (94 pontos), o que representa igualmente a maior  subida observada em 2013. 

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia  mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas  europeus. 

Na segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística revelou que o  indicador de clima económico e a confiança dos consumidores em Portugal  voltaram a recuperar em dezembro, atingindo este último o valor mais elevado  em mais de três anos (desde outubro de 2010). 

O INE e o Eurostat usam, no entanto, metodologias diferentes para calcular  os seus indicadores. 

A Comissão Europeia adianta ainda que em dezembro o indicador do clima  de negócios se manteve praticamente inalterado na zona euro, situando-se  nos 0,27 pontos.

Lusa