Economia

"Missão cumprida"

Paulo Portas reclama missão cumprida no fim da 12ª avaliação. O vice-primeiro ministro garante, nos últimos dias do resgate internacional, que Portugal fez o único caminho que podia trilhar.

Loading...

"A décima segunda avaliação está concluída e foi bem superada. A décima  segunda avaliação era a última, a sua conclusão significa que o programa  está no bom caminho para o seu termo", afirmou o vice-primeiro-ministro,  Paulo Portas, em conferência de imprensa. 

O vice-primeiro-ministro referiu que "Portugal poderá assim recuperar  a parcela de soberania que lhe falta desde que o resgate começou em maio  de 2011". 

"Fecha-se uma página, que tenho definido como protetorado. Significa  ainda que Portugal fez o caminho muito importante para a recuperação da  sua autonomia financeira e dá sentido útil aos sacrifícios que a sociedade  portuguesa como um todo tem feito para tratar de um bem comum maior: Portugal  enquanto Estado e como nação", sublinhou Paulo Portas. 

De acordo com o governante, "ter feito este caminho, fechando a décima  segunda avaliação e estar no bom processo para cumprir o programa implicou  a recuperação da credibilidade do país e a aposta firme em políticas responsáveis".

Os resultados da 12 avaliação ao Programa de Assistência Económica  e Financeira (PAEF) estão hoje a ser apresentados pelo vice-primeiro-ministro,  Paulo Portas, pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, pelo secretário  de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, na Presidência do  Conselho de Ministros, e pelo secretário de Estado adjunto do vice-primeiro-ministro,  Miguel Morais Leitão, em Lisboa. 

A 12ª avaliação regular ao PAEF a Portugal começou na terça-feira da  semana passada, tendo terminado na quinta-feira, dia 01 de maio. Este é  o último exame regular ao programa de resgate português que deverá ser concluído  a 17 de maio, segundo já disse o Governo. 

  Com Lusa