Economia

Governo deverá aprovar hoje cortes na Função Pública idênticos ao aplicados por Sócrates

O Conselho de Ministros de hoje deverá aprovar um regime de cortes de salários da função pública identico ao que tinha sido aplicado pelo governo de José Socrates. Este regime, que esteve em vigor até ao ano passado, determinava cortes progressivos de 3,5% a 10%, a partir dos 1.500 euros de salário.

A ministra das Finanças remeteu o pacote de medidas substitutivas dos recentes chumbos do Tribunal Constitucional para depois do anúncio da decisão sobre o Orçamento Retificativo (Lusa/Arquivo)
MÁRIO CRUZ

A reposição imediata do regime anterior de cortes de salários é considerada pelos especialistas como mais segura face ao risco de novo chumbo pelo Tribunal Constitucional.

Ficam no entanto a faltar quase 400 milhões de euros de diferença entre o anterior regime de cortes de salários da Função Pública e o que foi aprovado no Orçamento de Estado deste ano, que serão cobertos por outras medidas a anunciar em breve.

A ministra das Finanças remeteu o pacote de medidas substitutivas dos recentes chumbos do Tribunal Constitucional para depois do anúncio da decisão sobre o Orçamento Retificativo, que inclui a nova versão da Contribuição Extraordinária de Solidariedade sobre as pensões.

Mais Vistos do