Economia

Salgado detido e ouvido em tribunal

O antigo presidente executivo do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, foi hoje detido e está a ser ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, no âmbito da operação Monte Branco. Em causa estão suspeitas de branqueamento de capitais.

Nos documentos a que o Expresso teve acesso, o ex-presidente do BES fala de um acordo de compra de papel comercial que Sérgio Andrade nega então existir (Arquivo Lusa)
JOAO RELVAS

Em comunicado, a Procuradoria Geral da República confirma que "no âmbito do Processo Monte Branco, o Ministério Público (DCIAP) tem vindo a realizar várias diligências que culminaram com a detenção de Ricardo Salgado no dia de hoje" e que "o detido será presente ao juiz de instrução criminal".

O ex-presidente executivo do BES começou a ser ouvido pelo juiz Carlos  Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, cerca das 10:30, disse  à Lusa fonte do tribunal.   
De acordo com o que a SIC apurou, a empresa sob suspeita é a ESCOM, empresa do Grupo Espirito Santos envolvida em vários negócios em Angola e o das contrapartidas dos submarinos.

O processo Monte Branco está relacionado com branqueamento de capitais. 

Em janeiro de 2013, Salgado foi ouvido neste processo como testemunha, sobre a transação de acções entre o BES e o BES Vida.

 

Em atualização