Economia

PSD e CDS-PP chegam a acordo sobre IRS em 2015

PSD e o CDS-PP chegaram a acordo sobre as regras do IRS para 2015. Os contribuintes poderão ter uma baixa do imposto a pagar mas o benefício só será atribuÍdo em 2016.

© Hugo Correia / Reuters

Este benefício fica dependente do aumento da receita efectiva durante o ano e funcionará como um crédito fiscal a atribuir no acerto do IRS em 2016 sobre os rendimentos de 2015.  

Na prática, no próximo ano, as taxas por escalões do IRS, bem como a sobretaxa, vão manter-se tal como estavam em 2014.

Também as tabelas de retenção na fonte não serão alteradas. 


Isto significa que durante o ano, os contribuintes não vão sentir o desagravamento do imposto, mesmo que haja ganhos de receita fiscal. 

Mas a cada trimestre vão sendo informados da evolução da cobrança e, no acerto de IRS a efectuar em 2016, poderão ser compensados com uma taxa mais baixa de imposto a pagar efectivamente.