Economia

Governo apresenta reforma do IRS e fiscalidade verde esta tarde

O Governo aprovou as propostas finais de reforma do IRS e da Fiscalidade Verde no Conselho de Ministros de hoje. Os dois documentos vão ser apresentados esta tarde, no Ministério das Finanças, às 18h00, um dia depois de anunciados os detalhes do Orçamento do Estado para o próximo ano.

(Reuters/Arquivo)
© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A reunião do Conselho de Ministros começou às 9:00 e durou mais do que o esperado e o briefing aos jornalistas acabou por ser cancelado.

Já se sabia que estes documentos seriam apresentados em separado. A Reforma do IRS introduz mudanças como o quociente familiar, de forma a favorecer em termos de benefícios famílias que têm a cargo filhos e também os pais.

De forma a compensar a perda de receitas, o Governo defeniu um conjunto de medidas focadas no ambiente. Taxas que serão aplicadas sobre os sacos de plástico ou sobre o carbono. Além disso, e no campo da saúde, deverão ser, igualmente, taxados produtos com alto teor de sal, açúcar ou gorduras.

Na conferência de impresa, esta tarde, vão estar o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.