Economia

Inspetores da Autoridade Tributária na Galp e na REN

Inspetores da Autoridade Tributária estão na Galp e na REN. Uma operação que decorre no âmbito da contribuição extraordinária sobre o setor energético. A Galp Energia decidiu não pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético, à semelhança do que fez a REN, optando mesmo por contestá-la em termos legais.

(Reuters/ Arquivo)
REUTERS
"A Galp Energia, após cuidada análise suportada em pareceres jurídicos de reputados jurisconsultos, decidiu não proceder à autoliquidação da contribuição extraordinária sobre o setor energético, em virtude da ilicitude deste tributo, e recorrerá aos meios legais disponíveis para a tutela dos seus legítimos direitos", referiu fonte da empresa.

Esta posição da Galp segue-se a atitude semelhante da REN, que, em comunicado divulgado hoje no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, informou que "não procedeu na presente data à submissão da competente declaração de liquidação, nem ao pagamento correspondente, da contribuição extraordinária sobre o setor energético referente a 2014, na medida em que continua a avaliar a legalidade daquela contribuição".